Speedtest para iOS ganha mapa que mostra onde Claro, TIM e Vivo têm sinal
Índices Bovespa - 3/5/2022 - [gif]
Assunto: Teste SIMET
O Speedtest para iOS ganhou uma nova função: além de aferir as velocidades do Wi-Fi ou de redes móveis, o app agora exibe um mapa que permite verificar a cobertura de sinal 2G, 3G, 4G ou 5G. A função já estava disponível no Android desde fevereiro de 2021, mas só agora desembarcou nos smartphones da Apple.
O mapa do Speedtest é criado com base em dados coletados pelo aplicativo de medição de velocidade. Fica a cargo do usuário decidir se quer compartilhar as informações de localização, tendo em vista que é possível aceitar ou recusar o uso do GPS na primeira vez que o app é aberto.
Os mapas de cobertura só podem ser acessados no app para iOS e Android, e não há opção para verificar a cobertura pelo site do Speedtest. É possível conferir dados de várias operadoras, exibidas conforme o posicionamento da localização indicada pelo usuário.
Por se alimentar de dados colaborativos, os mapas do Speedtest podem não corresponder à toda a cobertura das operadoras, visto que algum usuário precisa ter usado o app na região para ela ser identificada na plataforma. No entanto, a demarcação pode ser útil para indicar com maior precisão se um local isolado possui sinal — afinal, se um teste foi feito naquela área é porque a Internet móvel funcionou.
Com um bom mapa de cobertura, o Speedtest se torna mais uma opção para escolher uma operadora de celular, já que é possível identificar quais empresas fornecem sinal na região indicada pelo usuário. Seria ainda melhor se o app mostrasse a média de velocidade alcançada em cada cidade, como faz o SIMET para provedores de Internet fixa.
Speedtest pode ser útil para identificar locais com 5G
O 5G está em fase de construção por parte da Claro, TIM e Vivo, e a cobertura ainda é restrita a alguns bairros ou regiões. Sendo assim, o app do Speedtest pode ser útil para identificar locais com rede de quinta geração disponível, sem depender dos mapas fornecidos pelas operadoras.
O problema é que, assim como a maioria dos celulares, o app Speedtest não identifica se o 5G utiliza frequências dedicadas ou o padrão DSS, que compartilha espectro com 4G, 3G e 2G. Dependendo da situação, as redes DSS entregam velocidades inferiores ao encontrado no 4G puro.