NIC.br

Ir para o conteúdo
06 SET 2005

Segurança na Internet depende de toda a cadeia de serviço






Arquivo do Clipping 2005

Veículo:Convergência Digital
Data: 06/09/2005
Assunto: Segurança


Somente com a interação mais eficiente de todos os atores envolvidos na oferta do serviço de acesso à Internet - fornecedores de hardware, software, provedores e operadoras de telecomunicações - a questão segurança poderá ser tratada de forma mais eficiente. Assim acredita Cássio Vecchiatti, representante do segmento empresarial no Comitê Gestor da Internet Brasil.

"Precisamos estreitar nossos laços para que os fornecedores de hardware e de serviços tenham cartilhas de segurança para o usuário. Explicar como usar, de forma simples e transparente, é uma excelente arma para evitar as fraudes", destacou o executivo.

A preocupação se faz necessária. Nos últimos tempos, o número de ataques não pára de ser reportado. Nos meses de julho e agosto, por exemplo, foram contabilizadas 5684 notificações de incidentes envolvendo fraudes na Internet brasileira.

O Phising, também conhecido como phising scam, mensagem não solicitada que se passa por comunicação de uma instituição conhecida e que procura induzir usuários ao fornecimento de dados pessoais e financeiros ou à instalação de códigos maliciosos, é o grande campeão, hoje, dos ataques aos internautas.

Mas se engana que o mundo dos hackers se concentra tão somente nos PCs. Os celulares e os PDAs também merecem atenção e ganharam um capítulo especial na cartilha de segurança, lançada pelo CERT.br (http://cartilha.cert.br). Entre as dicas fornecidas pelos especialistas para o uso de dispositivos sem fio estão:

  • instalação de um firewall pessoal;
  • instalação e manutenção de um bom programa antivírus;
  • atualização diária das assinaturas de antivírus;
  • desligamento de compartilhamento de disco, impressoras, etc;
  • aplicação das últimas correções dos software (como sistema operacional e outros programas)