NIC.br

Ir para o conteúdo
08 JUL 2005

Registro de fraudes online cresce 1.300% no 2o trimestre no país






Arquivo do Clipping 2005

Veículo: Reuters
Data: 08/07/2005
Assunto: Segurança

SÃO PAULO (Reuters) - As notificações de golpes online promovidos no Brasil cresceram mais de 1.300 por cento no segundo trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2004, informou nesta sexta-feira Grupo de Resposta a Incidentes para a Internet Brasileira (CERT.br), que compila os dados desde 1999.

Segundo a entidade, mantida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, o número de reclamações de incidentes que envolveram golpes como uso de dados de terceiros em operações financeiras pela Web, cresceu de 562 para 7.942 no período. Em relação ao primeiro trimestre de 2005, as notificações cresceram 259 por cento.

O salto deve-se principalmente ao fato de a CERT.br promover esforço para obter número maior de fontes de informações sobre fraudes e para automatizar o processo de notificação dos sites que hospedam programas malignos.

As fraudes corresponderam no segundo trimestre a 45 por cento das reclamações registradas pelo CERT.br. No mesmo período de 2004, o índice era de 5 por cento.

Em segundo lugar aparecem os worms, com 29 por cento das notificações. Este tipo de programa se espalha pela Internet automaticamente, infectando computadores desprotegidos com vírus e softwares espiões, por exemplo. Em terceiro estão as tentativas de varreduras de pontos fracos de redes por hackers, classificados pelo CERT.br como "scans", com 24 por cento.

No total, o número de reclamações de ataques registrados pela entidade entre abril e junho deste ano somou 17.542, alta de 41 por cento em relação ao primeiro trimestre deste ano.

A maior parte dos ataques, 51 por cento, se originou dos Estados Unidos uma vez que "grande parte dos Trojans relativos a phishing estão hospedados em provedores americanos", informou o CERT.br. O termo "phishing" refere-se à captura de dados pessoais de internautas por atacantes que se fazem passar por empresas ou instituições reconhecidas. Já "trojan" designa programas cavalo de tróia, que se instalam nos computadores de internautas para monitorarem suas atividades, por exemplo.

A boa notícia dos números do CERT.br está na queda de 43,6 por cento no número de notificações de spams recebidos no segundo trimestre na comparação com o mesmo período de 2004.

A entidade computou no segundo trimestre do ano passado total de 1,16 milhão notificações contra 505,5 mil entre abril e junho de 2005. A queda deve-se a melhores sistemas filtragem de mensagens e técnicas antispam adotadas por administradores de rede e provedores de acesso à Web.