NIC.br

Ir para o conteúdo
05 MAI 2005

Registro.br aceita domínios com acentos e cedilha






Arquivo do Clipping 2005

Veículo:IDG Now!
Data: 05/05/2005
Assunto: Registro de domínios

O serviço de registro de domínios passará a aceitar, a partir de 09/05, caracteres permitidos na língua portuguesa, tais como vogais acentuadas e o cedilha. Com isso, poderão ser cadastrados e acessados sites com endereços como http://www.pãodeaçúcar.com.br .

Segundo Federico Neves, gerente de engenharia do Registro.br, não há uma grande expectativa de aumento dos registros com acentuação. "Na verdade, procuramos oferecer o mesmo produto que os domínios internacionais .com, .net e .org, que já têm este serviço desde 2003". explica. Hoje, o Registro.br recebe uma média de 25 mil registros de domínios por mês.

A ameaça dos sites de phishing scam - que buscam colher dados financeiros confidenciais do internauta - fez com que o Registro.br esperasse dois anos, em relação aos Generic Top Level Domains (GTLDs) internacionais, para oferecer este serviço, que reconhece 13 caracteres especiais - 12 vogais acentuadas e o cedilha.

"A forma implementada nos GTLDs não foi muito responsável e vem propiciando um número crescente de ataques de phishing. Isso não vai acontecer aqui", garante Neves. No Brasil, o novo serviço, baseado na tecnologia Internationalized Domain Name in Applications (IDNA), reconhece somente com códigos em português.

Esta tecnologia pressupõe a existência de suporte nas diversas aplicações. Ela funciona convertendo os endereços contendo caracteres especiais para ASCII em uma codificação compatível com o sistema DNS (ACE).

Segundo o engenheiro do Registro.Br, outros registros internacionais reconhecem alfabetos como o sirílico, que possui uma grafia muito similar ao latim e permite ataques de phishing conhecidos como homográficos. "A grafia é muito parecida só que o endereço é totalmente diferente", afirma Neves.

Na prática, o endereço web acentuado deve ser cadastrado pela empresa. Uma empresa como o banco Itaú, por exemplo, que é acessado hoje pelo endereço www.itau.com.br, precisa registrar a acentuação para que o internauta acesse o site digitando www.itaú.com.br. De acodo com Neves., os registros com acentuação não serão fornecidos a outras empresas, evitando o comércio de URLs acentuadas.

Para o internauta, a novidade funciona em sistemas que suportem a tecnologia IDNA, que são o navegador Firefox e o sistema de correio eletrônico Thunderbird, programas gratuitos de código-fonte aberto da Mozilla Foundation.