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25 OUT 2004

Reclamações sobre spam no Brasil ultrapassam 1 milhão por trimestre






Arquivo - Clipping 2004

25 de outubro de 2004

Veículo: Infoguerra

O número de spams originados no Brasil e reportados ao NBSO (Grupo de Resposta a Incidentes para a Internet Brasileira) no terceiro trimestre de 2004 ficou um pouco acima das denúncias registradas no trimestre anterior. Em ambos os casos, porém, este número foi superior a um milhão de reclamações.

Conforme o relatório do grupo, o número total de spams denunciados de julho a setembro de 2004 foi de 1.173.182, contra 1.158.575 de abril a junho. As reclamações concentram-se nas categorias de Spamvertised Website e Open Proxy.

Spamvertised Website indica que um endereço de site da Web foi mencionado em uma mensagem considerada spam. Normalmente tais endereços possuem relação direta com o conteúdo das mensagens não solicitadas. Já a categoria Open Proxy refere-se ao uso de servidores de e-mail mal configurados, usados para o envio de spam anonimamente.

De julho a setembro, houve um aumento considerável no número de notificações de Spamvertised Website. Foram 504.385 reclamações contra 347.770 recebidas no segundo trimestre deste ano. No entanto, observou-se uma queda no número de notificações de Open Relay (0,01%) e Open Proxy (6,29%) no último trimestre, em relação ao anterior.

Uma situação de Open Relay ocorre quando um servidor de e-mails processa uma mensagem em que nem o remetente nem o destinatário são usuários locais deste servidor. Segundo o NBSO, os spammers geralmente usam servidores que permitem essa operação para entregar milhares de mensagens não solicitadas para outros sites na Internet.

Parte das denúncias coletadas pelo NBSO provêm do serviço SpamCop, que oferece uma ferramenta para a análise automatizada dos spams e envia as reclamações aos endereços cadastrados pelos provedores para combater os abusos de seus clientes. As outras denuncias provêm de diferentes fontes, incluindo reclamações enviadas diretamente pelos destinatários das mensagens.

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