NIC.br

Ir para o conteúdo
15 OUT 2012

Programa PPT Metro deve chegar a 23 cidades até o fim de 2012






iP News - 15/10/2012 - [ gif ]
Assunto: PTTMetro

Objetivo é facilitar tráfego entre empresas.

O programa PPT Metro de melhoria do tráfego da internet conduzido pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br) deve atingir 23 cidades até o final do ano. Um balanço do programa foi apresentado no seminário promovido pela Abranet, como pré-evento do Futurecom 2012. Criado em 2004, o PPT Metro tem por objetivo construir pontos de troca de tráfego para facilitar a interconexão entre empresas. Hoje já conta com 20 cidades e deve chegar a mais três até o final do ano.

“Já temos uma listas de 35 localidades candidatas em avaliação. Hoje já temos 550 participantes e o projeto tem inúmeras vantagens como a neutralidade, pois não há interesse comercial, a qualidade e o fato de estimular que o tráfego seja gerado no próprio local”, diz Antonio Galvão Resende Filho, porta voz do NIC.br.

O PPT é uma matriz de troca de tráfego com topologia em estrela. Não há custo para o provedor se conectar ao PPT, a empresa só tem que chegar ao ponto de troca de tráfego. Só em São Paulo, que responde por 50% do tráfego da rede, já existem 30 pontos de interconexão. Cidades como Americana e Campinas viabilizaram seus PPTs por meio de iniciativas locais.

“Há duas modalidades de troca de tráfego: multilateral como todos os provedores falando entre si; ou bilateral que viabiliza parcerias como venda de trânsito, back-up, storage, entre outros serviços. Cerca de 50% das conexões são de troca multilateral, o que para alguns provedores chega a representar 35% de seu tráfego. Uma novidade deste ano é que os provedores agora podem fazer a compra do transporte em grupo o que reduz os custos de interconexão”, diz Rezende.