NIC.br

Ir para o conteúdo
14 MAR 2019

Primeiros passos para criar um site sozinho


J+ - 13/03/2019 - [gif]


Autor: Alisson Julio Silveira
Assunto: Domínios

Vamos dar os primeiros passos para criar um site, seja ele um site pessoal ou empresarial

Hoje em dia não ter um site pode descredibilizar sua empresa. Com este post vamos apresentar os passos necessários para criar um site.

Antes de passar aos passos e etapas, é mais que recomendado você ler esta introdução e se possível seguir estes links para se adaptar melhor com o assunto. Caso você já tenha algum domínio, passe para os passos adiante.

Saiba o que esperar na criação de site. Com este post você vai evitar surpresas. Muitos criam expectativas um tanto quanto impossíveis para sites recém-publicados, assim vale para campanhas de Google ADS.

Claro que ter uma fanpage ativa e aparecer nas rede sociais é uma boa estratégia de Branding. Se somado a um bom site e regido por uma estratégia de Marketing, seu site pode, sim, atender e superar suas expectativas, mas não pense que você atingirá seus objetivos com um site enquanto tira um cochilo, é um dos erros mais comuns acreditar que milagrosamente Leads, prospects e, por fim, clientes, sematerializem em seu site.

Você ouviu falar do funil de vendas? Se seu site tem como objetivo vender então ele está a mercê dessa estratégia.

Os 4 passos para criar um site

1* Registros de domínio
2* Contratar uma hospedagem
3* Escolher um bom CMS para criar seu site
4* Gerenciá-lo

 

1* REGISTRO DE DOMÍNIO

Não importa que tipo de site ou seu tamanho, você precisa de dois serviços – registro de domínio e  hospedagem – para que seu site fique online, acessível para 24 horas por dia em todo o mundo. Acesse esse link para um post separado.

 

O registro de domínio nada mais é que o nome que identifica facilmente um endereço ou serviço na internet.

 

Para registrar um domínio você precisa saber que existem de modo geral dois tipos de registro de domínio:

 

Registro nacional: É controlado por um órgão sem fins lucrativos, cujo nome é Registro.BR (NIC.Br) que é responsável por administrar todos os registros com o terminal “.br”.

 

Para registrar: Acesse www.registro.br e verifique se o nome que você deseja está disponível e registre. Pode ser tanto para CPF ou CNPJ, exceto quando for alguma extensão para algumas classes de atividade.

 

Registro internacional: É controlado por um órgão internacional chamado ICANN que regula todos os domínios internacionais, como o tão conhecido o “.com” e “.org”.

 

Para registrar um domínio internacional: Não é muito diferente de registrar um domínio nacional, veja se o domínio desejado está disponível e, se estiver, basta registrá-lo, em uma empresa intermediadora, como:
UOLHost

Goddady

Locaweb

 

Ambos os registros – nacional e internacional – têm seu ciclo de cobrança anual.

Registro nacional na registro br: R$ 40,00

Registro internacional locaweb: R$ 64,90

 

 

2* HOSPEDAGEM

O serviço de hospedagem é responsável por armazenar seu site em servidores e disponibilizá-lo para o público. As empresas que prestam esse serviço apresentam vários planos, desde os mais simples (baratos) aos mais caros com opções personalizadas.

 

 

HOSPEDAGEM COMPARTILHADA:

Nesse plano um mesmo servidor pode abrigar centenas de sites. Ou seja, eles compartilham recursos do servidor.

 

Vantagens:

Este tipo de hospedagem é bem econômico;

Fácil gerenciamento.

 

Desvantagens:

Carregamento de página é lento;
Recursos limitados.

 

HOSPEDAGEM DEDICADA:

Na hospedagem dedicada é o exato oposto da hospedagem compartilhada. O servidor é inteiramente disponível para você.

 

Vantagens:
Carregamento rápido;

Mais segurança para seu site;

Suporte ao cliente bom;

Suporta centenas de usuários simultâneo.

 

Desvantagens:

Alto custo de aluguel;

Vai precisar de ajuda profissional para configurá-lo.

 

VPS:

Virtual Private Server (servidor virtual privado). Neste tipo de hospedagem, os usuários compartilham um servidor, mas cada servidor privado fica isolado. É a mistura perfeita entre uma hospedagem compartilhada e um servidor dedicado.

 

Vantagens:
Carregamento rápido;

Mais segurança para seu site;

Suporte ao cliente bom;

Suporta centenas de usuários simultâneos;

Custo bem justo.

 

3* ESCOLHER UM BOM CMS PARA CRIAR SEU SITE

A não ser que você tenha conhecimentos de programação e desenvolvimento web, você vai precisar de um CMS (Content Management System), Sistema de Gerenciador de Conteúdo. Os CMS  têm como objetivo facilitar a criação, edição, publicação e distribuição de informações.

 

Um dos CMS mais famosos e recomendados é o WordPress (WP).

 

Existem dois tipos de sites em WordPress:

 

WORDPRESS.ORG

 

São 4 etapas para baixar e instalar o WP.org em sua hospedagem.

 

  • Baixar e descompactar o pacote do WP, disponível em português facilmente no site da plataforma.
  • Criar um nome de usuário e um banco de dados WP pela hospedagem adquirida.
  • Criar e editar o arquivo wp-config.php a partir da página de instalação.
  • Terminar a instalação do WordPress diretamente no seu site.

 

Depois da instalação feita você deve começar a editar seu site. O que faz do WordPress um criador de site incrível é o fato de que ele é Open Source (Código aberto), sendo assim tem milhares de plugins e templates usados para criar seu site de forma fácil e rápida, confira nosso post sobre isso.

WORDPRESS.COM

 

Caso você ainda precise de algo ainda mais simplificado, pode registar seu site no WordPress.com e pagar uma taxa anual (em dólares) para registrar um domínio lá mesmo ou para mapear um domínio já existente e utilizá-lo como endereço dentro do WordPress.

 

Segundo o próprio WordPess a diferença entre o WP.org e  WP.com

 

WP.org: É feito o download do software para alojar no seu próprio ISP/alojamento, e no qual pode utilizar todos os temas que quiser, as extensões que quiser, personalizar, alterar idiomas, modificar o código fonte etc…

 

Wp.com: Das mãos da Automattic, oferece um serviço gratuito de hospedagem de blogs usando o mesmo software, um utilizador cria um endereço do tipo omeublog.wordpress.com, que inclui certas limitações como a de poder escolher apenas alguns temas, ou de incluir no rodapé o texto, e ainda de restringir a utilização de JavaScript, CSS e FTP.

 

4. GERENCIAMENTO

Até o presente momento você tem um site, porém não pense que seu trabalho acabou! Fazer seu site crescer não é algo fácil, porém não é impossível. Se ter uma boa estratégia regida por um profissional os resultados apareceram. Conheça as diferenças de um desenvolvedor profissional do amador.

 

Quando você contrata uma agência é dever dela gerar resultados para seu negócio, com auxílio de ferramentas como o Google Search Console, Google Analytics, entre outras… o profissional busca analisar e interpretar os dados disponibilizados por tais. Assim possibilitando soluções.

 

Antes de você criar um site considere ler esse artigo