NIC.br

Ir para o conteúdo
02 MAI 2007

Prevenção é a palavra-chave






Veículo: Clic RBS
Data: 05/2007
Autora: Helena Kempf
Assunto: Segurança

A segurança de todas as atividades realizadas tanto em computadores pessoais, como no ambiente de trabalho, vai depender das medidas preventivas tomadas para garantir que todas as operações funcionem adequadamente. Invasões podem levar a prejuízos tais como roubo de senhas e números de cartões de crédito, acesso a informações não-autorizadas, alteração de dados pessoais e comerciais e mau funcionamento do computador.

De acordo com o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br), um computador pode ser chamado de seguro se cumprir com três requisitos básicos: confidencialidade (informação disponível só para autorizados), integridade (informação não é destruída ou corrompida), e disponibilidade (recursos do sistema estão disponíveis quando necessários).

Um conjunto de ações e de ferramentas de segurança pode bloquear o computador de ataques externos, como vírus, worms, Cavalos de Tróia, spywares, spams, entre outros. As principais medidas incluem o cuidado na elaboração e manutenção de senhas, a utilização de antivírus, bloqueadores e filtros, o manuseio adequado de arquivos anexados aos e-mails, a configuração de browsers e leitores de mensagens e a realização de cópias de segurança.

Confira abaixo como manter o computador seguro: