Preço do computador e custo elevado de acesso ainda inibem uso da Internet
Arquivo do Clipping 2006
Veículo: Info Money Pessoal
Data: 09/11/2006
Assunto: Indicadores
Nos domicílios, as pessoas não acessam à internet pelo fato do equipamento ser muito caro (67,55%), o custo de o acesso ser elevado (31,69%) e porque há a oportunidade de ter acesso de outras localidades (5,21%).
Além disso, as pessoas confessaram não acessar a rede porque não possuem computador em casa (57,25%), por não saberem usar o equipamento (50,64%) e por não terem necessidade (44,12%).
Perfil do usuário computador
A pesquisa ainda detectou o perfil das pessoas que possuem computadores no Brasil. A maioria delas (59%) tem renda familiar superior a R$ 1.801. A Classe A é na qual o computador é mais popular, com 82,79% das pessoas com o equipamento em suas residências.
Os brasileiros que têm computadores são, em sua maioria, os residentes da região Sul (24,24%), seguido pelo Sudeste (23,83%), Centro Oeste (18,35%), Norte (9,97%) e Nordeste (8,38%).
O computador, apesar de ser importante ferramenta de trabalho, é menos popular no País do que a televisão, a qual 97,03% das pessoas possuem, o rádio (89,61%), o telefone fixo (49,69%) e o aparelho celular (67,64%).
Finalidades do uso da Internet
A pesquisa ainda revelou porque a população utiliza a internet e o resultado mostrou que a maioria (28%) busca informações na rede. Outros ainda se interessam em enviar e-mail com anexos (19,85%) e conversar em salas de bate papo (16,53%).
Realizada nos meses de julho e agosto de 2006, a 2ª Pesquisa Sobre Uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação no Brasil - TIC DOMICÍLIOS 2006 - mediu a penetração e uso da das tecnologias de comunicação e informação em 10.510 domicílios com indivíduos a partir dos 10 anos.