NIC.br

Ir para o conteúdo
16 NOV 2021

Opinião: Sócio-torcedor: do ingresso ao 5G


Máquina do Esporte - 12/11/2021 - [gif]


Autor: Reginaldo Diniz
Assunto: TIC Domicílios

Se tudo caminhar como esperado, a nova tecnologia 5G deve beneficiar também o futebol

Na última sexta-feira (5), encerrou-se o maior leilão de faixas de frequências da história do Brasil, movimentando quase R$ 47 bilhões. O principal destaque do encontro foi a venda de lotes 5G, uma nova tecnologia por aqui. Mas o que tudo isso tem a ver com os programas de sócio-torcedor?

Se tudo caminhar como esperado, a nova tecnologia 5G deve beneficiar também o futebol. Durante a pandemia, os clubes foram obrigados a se reinventar no mundo digital para compensar a falta de público nos estádios, uma nova onda que com certeza deve permanecer. Pautas como Fan Token, NFT, blockchain e criptomoedas tornaram-se costumeiras em rodas de conversa. Mas quantas pessoas, de fato, conseguem consumir essas novidades?

Segundo uma pesquisa recente feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, chegamos a 152 milhões de usuários na Internet em 2020, um acréscimo de 7% em relação a 2019. No entanto, segundo especialistas, este acesso ainda é desigual, pois 58% dos lares brasileiros se conectam usando exclusivamente o celular. Se considerarmos as classes D e E, o número sobe para 90%. Além disso, de acordo com a Anatel, 114 milhões dos planos ativos ainda são pré-pagos, 50% do total comercializado. Ou seja: ainda tem muita gente sem navegação de qualidade no país.