Observatório de IA vai acompanhar o desenvolvimento da tecnologia no Brasil
IP News - 4/9/2024 - [gif]
Assunto: OBIA
O Observatório Brasileira de Inteligência Artificial (OBIA) foi lançado oficialmente nesta terça-feira (3/9). A instituição tem como objetivo monitorar o uso de IA no País, para levantar dados e acompanhar seu desenvolvimento. A ideia é, com base nessas informações, desenvolver políticas públicas, para que o impacto da tecnologia seja o mais positivo possível.
O OBIA faz parte do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), apresentado pelo governo federal no final de julho. É uma área do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) que monitora e avalia o progresso e impacto das iniciativas de IA no Brasil, servindo como um repositório de informações, análises e indicadores relacionadas ao desenvolvimento e adoção de aplicações de IA.
Na solenidade de lançamento, Tuca Reali, gerente do OBIA, ressaltou o papel de coordenador que o NIC.br terá no observatório e apontou o apoio de entidades importantes para abastecer o repositório de informações. Entre eles, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Centro de Inteligência Artificial da Universidade de São Paulo (USP) e o próprios órgãos ligados ao NIC.br.
Para a coordenadora do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Renata Mielli, o OBIA é a primeira materialização do plano brasileiro de IA. Ela explicou que o observatório vai garantir a governança trazendo indicadores, métricas e estudos sobre como usamos a IA, seu estágio atual, desenvolvimento e o impacto de seu uso.
Ainda segundo a coordenadora, o OBIA ajudará a entender os lados negativos da IA e a evitar vieses, assim como vai trazer dados mais confiáveis para apoiar o desenvolvimento de políticas públicas para IA. “Ainda há muitas dúvidas, manifestações e até indicativos alarmistas”, ressaltou Mielli. De acordo com ela, através das informações será possível desenvolver a inteligência artificial, focando na realidade do País.