O mercado de formação de coaching no Brasil
Administradores.com.br - 26/08/2011 - [ gif ]
Autor: Ricardo A. Gameiro
Assunto: Domínio
Uma análise de como esta o mercado de formação de Coaches, suas metodologias, cargas horárias, e de como o uso do marketing nessa área cria crenças que nem sempre são reais ou atendam as necessidades dos profissionais formados. Se você quer conhecer mais sobre o coaching vale a pena.
Este é um artigo que trata do assunto das metodologias utilizadas no Brasil para ensino do Coaching. Caso você seja um interessado em saber mais sobre coaching e principalmente fazer alguma formação na área sua leitura é muito importante.
O Coaching é uma ferramenta de grande potencial de desenvolvimento humano, tanto pessoal como profissional, e nos últimos anos tem andado na moda no mundo corporativo, e fora dele também.
Muitos profissionais vêm no Coaching uma oportunidade de nova carreira e negócio, principalmente consultores, administradores, psicólogos, gestores de RH, treinadores, líderes entre outros e algumas empresas de formação em coaching perceberam e incentivaram esta ideia usando isso como marketing para atrair mais alunos e obterem maiores lucros. E embora isso seja verdade e completamente normal precisamos analisar a maneira adequada e ética desta abordagem.
A maioria das empresas formadoras de Coaches foca na perspectiva de se ter uma carreira de sucesso exercendo o coaching como um novo negócio, mostrando que um Coach ganha bem, um valor alto por sessão, e que com apenas seis clientes que pagam a média de preço de R$ 250,00 por sessão semanal faturam com "pouco trabalho" e muito tempo livre o valor de R$ 6.000,00 mensais, ou para deixar os números mais atrativos em termos de totais o valor de R$ 72.000,00 anuais, mas isso apenas com seis clientes, imagine ter 10 clientes, o que afirmam ser fácil.
Com dez clientes estas cifras passam para R$ 10.000,00 mensais ou R$ 120.000,00 anuais, e isso com apenas 10 clientes ao preço de R$ 250,00 a sessão. Mas não para por ai, afirmam que esse preço é médio, que Coaches com mais experiência e "horas de vôo" ganham muito mais, chegando a receber por sessão R$ 3.000,00, e ai é só fazer as contas de quanto rendimento um super Coache desse pode atingir. Inclusive se você procurar bem vai achar "instituições" que afirmam que os Coaches formados por ela já ganham de início, assim que saem de sua formação, o valor de R$ 400,00 por sessão, pesquise que encontrará.
Bem, infelizmente muitas pessoas acreditam nestas "afirmações", e às vezes no anseio de encontrar uma melhor opção de trabalho ou de ganhos financeiros resolvem fazer a sua "Formação" em Coach. Esquecem-se de analisar, por exemplo, que estamos no Brasil, e que a realidade econômica é outra, onde professores não são valorizados, assim como muitas outras profissões e onde, por comparação, psicólogos após quatro anos de estudo ganham por sessão valores entre R$ 80,00 a R$ 150,00 em sua grande maioria.
Claro que não estou aqui desvalorizando a profissão de Coach, muito menos a de psicólogo, muito ao contrário, estou valorizando, pois não basta apenas à formação específica das técnicas de coaching, é preciso sim ter outros conhecimentos acadêmicos e culturais, além de experiências profissionais sólidas para exercer a profissão de Coach. É preciso também gostar de lidar com pessoas, de entender sobre comportamento humano, de entender sobre negócios e empresas, e de gostar da profissão de desenvolvedor do potencial humano e dos resultados das organizações.
O que acontece é que estas técnicas ministradas na formação específica de Coaches estão sendo dadas com cargas horárias de 72 horas a 80 horas por módulo de formação, e isso em oito dias, às vezes em sete dias, e em alguns casos em até quatro dias, pesquisem, informem-se, afinal se pretendem fazer uma formação em Coaching com qualidade e valorizar seu investimento pesquisar, ler muito e manter-se informado é essencial para fazer comparações e decidir de maneira racional o que é melhor sem se deixar levar apenas pelo marketing emocional.
Inclusive tem "instituições" que afirmam ter carga horária de 130 horas, e conseguem dar estas 130 horas em sete ou oito dias, o que daria uma carga total diária média aproximadamente de 17 horas por dia, mas se analisarmos o horário do início do curso e do fim do curso nos dias de treinamento percebemos que no máximo são dadas 10 horas de curso por dia, ou a matemática mudou e nem ficamos sabendo.
Outro uso de marketing persuasivo são os nomes utilizados por estas empresas, em geral começando por Sociedade, Instituto, Federação, Academia, Associação e por ai vai, fazendo com que as pessoas, as empresas, organizações e inclusive a mídia acreditem que representam o Coaching no Brasil e apoiem os profissionais Coaches e a valorização desta profissão. Utilizam-se deste artifício para parecerem órgãos representativos e não simples escolas de curso livre, o que na verdade são.
Ser uma escola de curso livre de Coaching com fins lucrativos não é nenhum demérito, é um importante serviço prestado a sociedade. Mas a verdade é que em nenhum caso estas escolas particulares deixam de serem empresas com fins lucrativos, e muito menos representam a categoria de profissionais do Coach no Brasil e nem divulgam ou apoiam os profissionais sérios e dedicados. Mas o que importa é "parecer" um órgão representativo e com isso atrair mais alunos, simples e efetivo ao que parece.
Utilizando-se de mais técnicas de marketing também é usual nestas "instituições" de formações de coaching no Brasil ligar a qualidade do curso às "certificações internacionais". Claro que ter uma Certificação Internacional mexe com o ego não é mesmo? A princípio e aparentemente valoriza a profissão e a formação, da status, valoriza o currículo, etc. Mas será mesmo que isto reflete na qualidade do ensino, e eleva o número de horas da carga horária para termos tempo de assimilação e maturação de todo processo de coaching? Ou continuamos pagando pelo status e recebendo em média apenas 80 horas de ensino para uma profissão que exige muitos conhecimentos e confiança no que se faz? Há como termos esta certeza. Em geral não nos aprofundamos em pesquisar e nos informar sobre isso, e nosso ego fala mais forte, nada como ter uma formação internacional, mesmo sendo dada no Brasil e por brasileiros, torna-se "chic", mas é realmente um diferencial? É realmente garantia de qualidade?
As "instituições" alegam terem credenciais de Associações, Federações, e Instituições estrangeiras que "avalizam" seus cursos. Estas "validações" realmente podem até existir, mas me pergunto: Quem avaliza estas instituições internacionais? Inclusive algumas destas Instituições e federações internacionais e nacionais pertencem ou foram fundadas pelas "Instituições" formadoras e apenas alunos formados por elas ou pessoas de sua total confiança e escolha podem participar das mesmas, não há o sério intuito de promover, divulgar e valorizar o coaching como processo ou valorizar a profissão de Coach. Uma pena essa falta de união e de propósito real e efetivo que gere resultados a todos os envolvidos com a seriedade do Coaching no Brasil.
De qualquer forma percebam que em sua maioria estes credenciamentos e reconhecimentos são das empresas formadoras e não dos alunos formados por elas, ou seja, não tem como serem transferidos ao aluno apenas por ter se formado em uma instituição credenciada. Suponhamos que você tenha realizado uma formação internacional, o fato de ter esta formação não o habilita a formar novos Coaches e dizer que eles também possuem a sua formação internacional, isso não seria ético e nem verdadeiro. A formação é sua, não é transferível, o que você poderia fazer é dar uma excelente formação em termos de conteúdo, informações e técnicas, com total didática e metodologia interativa e prática, com qualidade e respeito em todos os âmbitos, pessoais e profissionais, com total qualidade, uma qualidade até superior a da sua formação original, mas dai a dizer que é internacional há muita diferença.
As Associações Internacionais ou Nacionais sérias estão de portas abertas a profissionais Coaches que demonstrem capacidade e qualidade profissional, e que passem na avaliação de credenciamento, além é claro de se disporem a pagar a anuidade.
Mas existem "Associações" que basta apenas pagar a anuidade para ser admitido, e "outras Associações" ligadas diretamente a algumas empresas "formadoras" que basta cursar a formação "específica" para ter o "selo" de credenciamento (oito dias com oitenta horas de treinamento e nenhuma experiência efetiva e esta "Associação" já admite você, sem perguntas, sem responsabilidade, perfeito! E bem rápido ).
Outra maneira de "valorizar" a formação é dizer que após a conclusão em todos os módulos de coaching você pode fazer mais 90 horas de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e obter uma pós-graduação.
Bem, aqui cabe ressaltar que o Coaching não é uma profissão reconhecida pelo Ministério do Trabalho, e isso não é nenhum demérito, pois se trata de uma profissão lícita e digna. Isto posto cabe informar que o MEC não aprova nenhum curso superior ou de pós-graduação em Coaching, pelo menos até a data que escrevi este artigo, o que existe é o uso do coaching como um pequeno complemento, como por exemplo, a pós-graduação de Gestão de Pessoas com ênfase em Coaching e outros similares.
Claro que existem instituições sérias que dão uma excelente pós-graduação nesta área e com nome parecido, mas lembre-se de pesquisar e ver por qual faculdade a "Instituição" de Coaching oferece a referida pós-graduação, onde fica (seu endereço), sua qualificação no MEC, número de alunos em outros cursos, instalações físicas (às vezes é apenas uma sala com telefone e sem salas de aula reais), e outras informações cabíveis. Verifique também se você acredita que com apenas 20 dias de curso e mais 90 horas de TCC é possível realmente obter uma qualidade adequada e um Diploma reconhecido pelo MEC de pós-graduação, sem tempo para outros estudos e pesquisas, práticas e assimilação de conhecimentos pertinentes. Avalie também se o mercado e as empresas acreditam neste tipo de formação, mas tudo é possível não é mesmo, depende do marketing.
Falando em marketing recebi a seguinte historinha sobre as influências do marketing:
Tampax ou OB?
Duas crianças de oito anos conversam no jardim e o menino pergunta à menina:
- O que você vai pedir no DIA DA CRIANÇA?
- Eu vou pedir uma Barbie, e você?
- Eu vou pedir um TAMPAX ou um OB! -Responde o menino
- TAMPAX?! OB?! Que é isso?!
- Nem imagino... Mas na televisão diz que com TAMPAX ou OB a gente pode ir à praia todos os dias, andar de bicicleta, andar a cavalo, dançar, ir ao clube, correr, fazer um montão de coisas, e o melhor... SEM QUE NINGUÉM PERCEBA!
Podemos dizer que a historinha é meio exagerada, mas nos mostra bem como funciona os artifícios de marketing para "dourar a pílula" que querem que tomemos não é mesmo? E isso faz parte do jogo, do mercado, usam-se as ferramentas e estratégias possíveis para atrair o potencial cliente. Mas coaching não é sabonete ou Tampax certo?
É possível afirmar que o coaching é um produto e serviço para pessoas com alto grau de evolução e conhecimento, cultura e experiência corporativa e que querem efetivamente saber mais e contribuir para o crescimento das demais pessoas, das empresas e organizações, com ética e congruência.
Outro artifício de marketing muito usado, além dos termos "os maiores", "os melhores", "os de mais experiência", "o de maior número de Coaches formados", é alegar ser a mais antiga, experiente e confiável (tem empresas que alegam ter um certo número de anos de experiência e quando você consulta o site do Registro.br percebe que isso não é bem verdade), e outras afirmações.
Uma destas afirmações esta na experiência dos "Formadores", dos profissionais que dão o treinamento de formação em Coach. Todos com 3000, 5000, e até mais de 10000 "horas de vôo" na aplicação do coaching, alguns tem estas informações até registradas em cartório (registro em cartório não significa que o cartório avaliza que a informação é verdadeira, significa que o cartório registra seus documentos e "da fé" que você afirma e confirma o que esta descrito nestes documentos, ou seja, você pode registrar o que deseja, desde que assuma a responsabilidade por isso).
Desta forma muitas pessoas se impressionam com "tamanha experiência" e acreditam que isso implica em ter uma excelente formação. Mas, mesmo que isso seja verdade, alguns de nós já passamos pela experiência de ter aula com "papas" em assuntos determinados, excelentes profissionais e realmente qualificados e com muita competência e sucesso em suas carreiras, mas que não têm o dom para transmitir conhecimentos em uma sala de aula, ou seja, sabem usar com sucesso seus conhecimentos, mas não sabem transmiti-los. Se for isso que se deseja, um nome, uma grife, tudo bem, mas se o que desejamos é realmente ter o melhor aprendizado talvez seja hora de revermos alguns conceitos.
O mercado de formação de Profissionais Coaches tem se pautado por dinheiro e volume, o custo de uma formação inicial na área é altíssimo, em torno de R$ 5.500,00 por no máximo 80 horas aula (o que justifica investir de R$ 30.000,00 a R$ 80.000,00 mensais no Google para divulgação das formações), e quem quiser efetivamente conhecer e ter mais recursos técnicos e profissionais como Coach tem que obrigatoriamente fazer mais cursos e formações na área, o que pode elevar este investimento a mais de R$ 21.000,00 caso resolva-se fazer uma formação em Master Coach ou muito mais caso resolva-se fazer uma formação fora do país, ou seja, realmente internacional.
Todos estes valores estão um pouco fora da realidade brasileira, mas dentro do contexto de ser um pequeno investimento para quem vai ter um "retorno" mensal de no mínimo R$ 6.000,00. Esta ótimo não é mesmo? E como afirmam as "instituições" com potencial para chegar a muito mais, ou seja, R$ 21.000,00 ou mais gastos em formação de Coaching tornam-se desta maneira um excelente investimento.
Hoje temos em média mais de 100 Coaches formados por mês no Brasil (uma estimativa até baixa), e com certeza mais de 4000 coaches já formados em nosso país, dos quais uma pequena porcentagem efetivamente exerce o coaching profissionalmente, e menos ainda que vivem exclusivamente do Coaching.
Como conheço o conteúdo e a didática e metodologia das maiorias das empresas formadoras de coaching no Brasil afirmo que as técnicas e conteúdos são bons, o problema esta no foco exclusivo financeiro, muitos alunos por turma (o máximo possível, em alguns casos passa-se de cem) e poucas horas de curso e treinamento efetivo impedem uma verdadeira assimilação das técnicas e filosofia do coaching. Aqui esta o "nó", o gargalo dos cursos de formação, tempo para assimilação e compreensão efetiva.
Se perguntarmos a qualquer formando dos cursos de Coache o que acharam de sua formação dificilmente ouviremos queixas, muito, mas muito mais provável ouviremos elogios, pois realmente quem em sã consciência iria criticar um investimento de aproximadamente R$ 5.500,00? Afinal gastou-se muito dinheiro, tempo, esforço, viagens e hospedagem às vezes, para obter a formação, não da para pensar de maneira objetiva e ser totalmente sincero quanto à qualidade da formação. Outro fato que leva a isto são as técnicas de alto impacto comportamentais usadas nos treinamentos presenciais, que realmente promovem autoconhecimento e novas percepções, além de fazerem, às vezes, terem insights muito interessantes, e muitas das vezes estas técnicas mascaram a qualidade da formação, não em termos das ferramentas e sessões ensinadas, mas em termos da absorção real do conhecimento necessário para realmente entender e aplicar o processo de coaching.
Aliás, este mesmo sentimento se dá em treinamentos Comportamentais de apenas um fim de semana, que são ótimos e muito úteis, mas não são formações, são treinamentos de aplicação e com investimento bem mais baixo que a formação em coaching (em torno de R$ 1.400,00, e com resultados efetivos em autoconhecimento e novas percepções).
Outro motivo que leva aos elogios das formações, mesmo quando o formando percebe que realmente poderia haver mais informações e tempo para um real aprendizado, é que os novos Coaches não vão "queimar" no mercado a sua formação, seria como dar um tiro no pé, afinal se você critica a instituição onde se formou, por conseguinte não saiu de lá um profissional completo, de qualidade e com totais competências de coaching, isso acabaria com a confiança do mercado em relação aos coaches desta formação. Ou seja, se você fizer uma pesquisa entre os formados das diversas "instituições" formadoras perceberá que todas as formações são excelentes, pois pouquíssimos formandos teriam a coragem de citar falhas ou deficiências, quando muito estes formandos comentam isso entre si, mas jamais com o mercado.
É preciso observar que caso todos os formados em Coach resolvessem efetivamente atuar no mercado com certeza este número de profissionais não seriam absorvidos em curto prazo, e a continuar pela escalada de formandos nem em médio prazo. A maioria não sai totalmente preparada para atuar e nem preparada para divulgar e comercializar sua nova competência como Coach. Mas irão perceber que isso não é um problema já que poucos Coaches formados realmente tornam-se profissionais atuantes.
Podemos ressaltar que uma das coisas que as "instituições" formadoras de coaching não falam em seu marketing, mas muitas vezes falam no último dia de aula de suas formações, é que em média apenas 2% dos formandos irão realmente se tornar um profissional Coach. Ou seja, a cada 100 Coaches formados apenas dois irão ser profissionais e exercer a profissão. Este é um dado que não interessa ser divulgado não é mesmo? Afinal como usam o coaching como meio de mudança profissional para se ter maiores ganhos financeiros não seria o ideal disseminar esta informação antes do futuro coach acabar sua formação? Mas se focassem nos benefícios que o coaching trás a nível pessoal e profissional independente de se exercer ou não a profissão seriam mais éticos e congruentes, mas talvez conseguissem menos alunos. É um ponto a se refletir.
Outro aspecto importante a ser ressaltado é que o coaching é muito mais do que apenas uma nova profissão, é uma filosofia de vida e profissional, pois com sua aplicação pode-se incrementar e potencializar qualquer área pessoal e profissional em que atuamos, assim como nas empresas que atuamos, ou seja, é uma ferramenta que agrega valor ao que fazemos, potencializa resultados, fortalece o trabalho em equipe, alinham objetivos e valores.
O que tem acontecido, por motivos financeiros e de concorrência, é que os formadores de coaching não focam neste importante e decisivo diferencial do coaching, o que é uma pena, o marketing foca nas novas oportunidades de rendimento financeiro apenas, sendo que o coaching é mais do que isso, muito mais.
Temos também que abrir novas perspectivas e analisar o coaching on line. A aplicação do Coaching On line é uma tendência muito forte no mundo e se fizerem uma pesquisa pela internet ou mesmo com os formadores de coaching, os que forem sinceros é claro, irão demonstrar e dizer que é a área do coaching que mais cresce.
Uma das possibilidades do Coaching a distância é o Mix ou Blender, mistura de Coaching presencial com coaching à distância (coaching a distância pode ser feito on line via Skype, telefone ou webconference, jamais via CHAT ou e-mail que são apenas ferramentas de apoio). As vantagens do Coaching a distância são muitas, menor custo para o Coach, melhor valor de investimento para o cliente, menos deslocamentos, sem trânsito, possibilidade de imagem e som além de uso de vídeos e musicas em determinadas técnicas.
O Coaching a distância é tão ou mais efetivo que o presencial, muitas pessoas se sentem mais seguras e mais a vontade para se exporem através deste meio.
A tecnologia existente já permite esta total interação entre o profissional Coach e seu Coachee (cliente de coaching). Estes fatores e a constante evolução vão ampliando ainda mais possibilidades e recursos para uma efetiva e melhor aplicação de coaching. Muitos dirão que isso diminui o contato físico e tira o lado humano da relação Coach (profissional) e Coachee (cliente de coaching), mas coaching não é terapia, é reflexão, feedback e ação, e desta maneira cabe ao Coach ser um apoio e fornecedor de ferramentas para o crescimento e execução de ações e resultados e objetivos de seu coachee (cliente), o que se torna mais efetivo e prático com o uso de ferramentas digitais que complementam o processo de coaching trazendo maior controle e organização das ações que são o ponto fundamental do sucesso do coaching.
Claro que o coaching presencial é excelente, e em certos casos, principalmente no inicio do processo de coaching, gera mais empatia e, por conseguinte mais confiança inicial, mas nada de diferente que um bom profissional Coach também consiga fazer via on line. Outra vantagem, quem aprende e sabe fazer o coaching on line tem muito mais facilidade de fazer o coaching presencial, torna-se ainda mais natural e fácil.
Os cursos de formação em coaching, em sua maioria, não preparam os formandos para o coaching on line, apenas avisam que é um excelente mercado. Mas há exceções, e até existem cursos e formações on line presenciais e ao vivo, que preparam o futuro Coach para atuar on line e também presencialmente.
Falei dos cursos de formação existentes e de como utilizam o marketing, carga horária, falta de tempo para assimilação, foco no financeiro, etc. Claro que todos pensam no financeiro, afinal precisamos trabalhar e temos o direito de ganharmos bem e com qualidade de vida não é mesmo?
Embora no Brasil ainda haja muito preconceito quanto à qualidade dos cursos on line, existem formações ao vivo e em tempo real que aliam aspectos da formação presencial com a tecnologia e que geram interatividade total entre o Master Coaching e entre os demais participantes, todo material utilizado é disponibilizado aos alunos, apostilas, apresentações em PowerPoint, musicas, vídeos, assessments, ou seja, com tudo totalmente livre para uso, já em formato digital e prontos para aplicação de sessões, com carga horária de 200 horas, o que significa uma carga horária mais compatível a uma melhor absorção do conhecimento sobre coaching e a maturação para exercer a profissão com qualidade.
As instituições tradicionais pregam o coaching on line e ao mesmo tempo não fornecem ao aluno que efetivamente aprenda esta prática. O diferencial do estudo on line esta na disciplina e no comprometimento, quem tiver disciplina e for comprometido terá maiores resultados e uma formação dinâmica e consistente tão boa ou melhor que nos cursos presenciais.
Mas já aviso de antemão, para quem pretende ser Coach, se não tiver disciplina e comprometimento, independente do tipo de formação que defina fazer, esta escolhendo a profissão errada. Sem disciplina e comprometimento não há o processo de coaching, e não se chega aos objetivos desejados. Simples assim, se queremos realmente exercer essa filosofia do Coaching em nossas vidas temos que ser congruentes e éticos, inclusive sobre nós mesmos.
O estudo via on line pela internet, ao vivo e em tempo real, é muito semelhante ao presencial, pois podem ser feitas perguntas diretas ao professor, como também debates com os participantes, e torna-se extremamente confortável, sem trânsito, sem deslocamentos, sem estresse, com maior foco nos estudos e nos resultados, além de propiciar maior qualidade de materiais e de profundidade nos estudos, tudo isso a um preço muito mais realista com o mercado brasileiro, uma formação completa em Personal, Professional, Self, Financial e Executive Coaching por apenas R$ 4.400,00, muito diferente do investimento mínimo existente no mercado para a mesma formação que é em torno do preço médio de R$ 11.000,00. Compare, pesquise, informe-se.
Agora é evidente que você não precisa acreditar em nada do que esta descrito aqui, mas pelo menos deve ser imparcial e pesquisar e informar-se bem sobre aquilo que deseja, principalmente se seu desejo for ter as competências de coaching e empregar esta filosofia na vida pessoal e profissional, e claro se quiser valorizar seu investimento e seu tempo.
Uma coisa é evidente, se você leu até aqui é uma pessoa muito interessada na área de coaching, pode até já ser um profissional Coaching, ou pode estar pesquisando onde irá fazer a sua formação.
De uma maneira ou de outra eu lhe pergunto: Quantos profissionais coaches você conhece que vivem apenas da profissão de Coach? Quantas das pessoas que fizeram o curso de formação nas "maiores" e "melhores" formadoras de Coaches do Brasil estão realmente tendo sucesso e atuando como coaches? Quem você conhece de perto ou mesmo por informação fiel que esta bem nesta área? Por isso analise, desconfie, pense e reflita, se quer o coaching como uma nova profissão tenha o real conhecimento para exercê-la, e se quer o coaching para agregar mais valor e resultados em sua vida e profissão atual tenha também o real conhecimento para fazer valer a pena.
Mas é claro que existem excelentes profissionais formados nas diversas instituições de formadores de Coaches no Brasil, afinal é dada uma base teórica e ferramentas que possibilitam um início de um profissional na área, são pessoas que vão além do que foi ministrado nas formações, que fazem mais de uma formação, que estudam e pesquisam muito, que desenvolvem metodologia e se aplicam com determinação, e mesmo estas pessoas não tem o merecido apoio das instituições em que se formaram. Não podemos aqui exigir que uma Escola seja a responsável pelo sucesso de seu aluno, e na verdade uma escola enquanto empresa realmente não garante o sucesso de seu aluno, cabendo a ela dar apenas uma excelente formação e conhecimento para que seu aluno tenha o que precisa para crescer e ter sucesso com seu próprio esforço, competência e dedicação.
Mas como vimos acima a maioria das atuais empresas de formação em Coaching no Brasil se intitulam Sociedades ou Institutos, ou Federações, e tentam passar o conceito de representantes e órgãos de Coaching no Brasil, inclusive divulgando que os formados em seus quadros são associados e estão com seu cadastro em seus sites para serem vistos e contratados como profissionais diferenciados.
Mas não é bem isso o que ocorre, em geral é mais uma técnica de marketing, e não precisa acreditar que isso é a verdade, simplesmente pesquise, entre em contato com pelo menos 10 profissionais formados por estas empresas e pergunte quantas indicações ou serviços eles pegaram através de indicação da "instituição" formadora que fizeram o Coaching. Em minha pesquisa, e olha que foi com muito mais do que 10 pessoas, passamos de 100 entrevistados, apenas um Coach teve um cliente que entrou em contato pela Instituição em que se formou, e isso ocorreu uma vez apenas. Percebam, não acreditem no que leem aqui, informem-se, pesquisem, experimentem.
Infelizmente não disseminam aos futuros Coaches o "como" comercializar seus serviços, o "como" atuar na área e ter perspectivas de mercado, e de como fazer esta transição, e muito menos se preocupam em disseminar o coaching como uma filosofia de vida, tanto pessoal como profissional, pois o intuito é atrair mais alunos através do chamariz de grandes ganhos financeiros.
Outra coisa que devemos analisar com muito interesse é que estas mesmas "Instituições e órgãos" formadores de profissionais de Coach divulgam em entrevistas e na mídia a ideia de que coaches sem experiência não devem ser contratados, é necessário além de uma boa formação muita experiência, leiam as entrevistas que as próprias "instituições" divulgam como meio de marketing em seus sites. Então quem se forma não pode atuar como Coach, pois afinal ainda não tem experiência! Aqui talvez eles estejam dizendo uma verdade, com apenas 80 horas de formação é possível que um Coach não tenha a experiência necessária para atuar, talvez então fosse o caso de dar mais experiência a este profissional aumentando a carga horária da formação? Seria o caso de preparar efetivamente um profissional competente para exercer a profissão no mercado? O que você acha, qual sua sugestão a estas "instituições"?
Em geral acredita-se que uma boa formação passe muito mais do que teoria a seus futuros profissionais formados, que eles adquiram e internalizem os conceitos e as ferramentas de coaching, que acreditem no processo, que confiem nos resultados e que demonstrem isso a seus clientes, e que principalmente saiam preparados para o mercado. Claro que este Coach em inicio de carreira precisa de um apoio ou de trabalhar em equipe ou com supervisão de Coaches mais experientes, mas em pouco tempo terá total competência de seguir caminho próprio e independente, se sua formação e dedicação forem consistentes.
Propagar que Coaches sem experiência (afinal todos recém-formados são considerados sem experiência) não devem ser contratados é um contrassenso ao marketing que se faz atraindo alunos informando que terão altos ganhos financeiros na profissão. O correto seria lhes dar esta experiência durante a formação, antes de se emitir um Certificado atestando sua competência e qualificação profissional.
Na verdade muitas empresas formadoras de Coaching não estão preocupadas com o mercado de atuação de profissionais de Coaching, e sim com o mercado de formação, seu foco principal, quando não único, e quando atuam como aplicadores do processo de Coaching são os principais concorrentes de seus próprios alunos, pois nos contratos de mais potencial não indicam os seus formandos e sim a um grupo especifico que trabalha em parceria com as "instituições" de formação.
É natural acreditar-se que uma excelente formação precisa de um processo de maturação de ideias e conceitos para assimilação de novos conhecimentos.
Existem formações mais longas que dão até uma semana de curso sem que o aluno pague para que ele sinta a metodologia, o processo e os resultados antes de se decidir a fazer efetivamente a formação. Mas poucas fazem isso neste mercado, mesmo porque ao analisarmos bem em uma semana ou oito dias a maioria dos cursos existentes já acabaram de dar a sua formação, ou seja, neste prazo de oito dias as pessoas já se tornaram Coaches, rápido, muito rápido.
O máximo que oferecem é: Se em meio dia ou um dia de curso você não gostar do que viu pode desistir e ter o investimento já feito de volta. Só que neste meio tempo você já gastou com passagens, hospedagens, alimentação, negociou no trabalho alguns dias de folga para fazer o curso, etc., acha mesmo que consegue desistir e deixar de ir até o final?
No primeiro dia destas formações tudo é novidade, e ainda se usam várias técnicas motivacionais e psicológicas para ter um dia diferenciado e alegre, com alto impacto emocional, e ainda por cima você esta acompanhado de várias pessoas motivadas e que querem conhecer e evoluir mais, o que é maravilhoso.
Quer conhecer uma formação, quer experimentar, quer ter uma aula gratuita sem compromisso, desfaça-se de preconceitos e ideias sem comprovação, experimente, pesquise, informe-se, seja crítico, e defenda seus direitos de ter o melhor valorizando seu tempo e seu investimento.
Quer realmente tornar-se um coach, tanto como profissão ou como um agregador de valor em sua atual profissão? Então pesquise, informe-se, leia, saiba separar informações e dados reais do que são ações de marketing.
Se você quer iniciar uma nova profissão com certeza existe espaço sim para ter sucesso, inclusive financeiro, mas não espere que isso aconteça apenas por ter se formado em determinada "instituição", ou mesmo que esta instituição lhe de apoio e divulgue seu trabalho. Essa responsabilidade é sua, cabe a você abrir seu espaço e percorrer seu caminho em busca de seus objetivos. Todas as demais promessas são puro marketing.
Se gostar apenas de cursos presenciais pesquise bem, pois além dos mais conhecidos a cada dia no mercado surge uma nova formação em Coaching. Mas saiba que todos lhe dão ferramentas e conteúdos bons, em termos de teoria pelo menos, e também das técnicas e ferramentas impressas, mas que a experiência e mais informações que lhe permitirão realmente ser um excelente Coach dependerão unicamente de você, em ter disciplina e determinação para saber mais e praticar mais.
Ressaltamos aqui que todas as formações têm seus valores e qualidades, mas que acima de tudo tem que prevalecer a ética, a competência, o extremo zelo e respeito com o ser humano, e que efetivamente seja dado um extenso e amplo conteúdo de teoria e técnicas de coaching, e que tudo isto aconteça dentro de um tempo adequado para o efetivo aprendizado e maturação de novos conhecimentos e práticas.
É imprescindível que os Coaches completem uma formação com total conhecimento, maestria e confiança nas técnicas e processos de coaching para que efetivamente a profissão e o processo de coaching sejam valorizados e reconhecidos por quem realmente interessa: O mercado.
Também é necessário que as "instituições" sigam a missão de fazer seu trabalho de formação por gostar e amar o que fazem, não só exclusivamente pelo financeiro, e ter o privilégio de ver os resultados expressados pelas pessoas e pelos excelentes profissionais e seres humanos que exercem esta profissão que esta na moda, mas é tão pouco reconhecida e que ainda gera muitas dúvidas na maioria das pessoas e organizações.
Seja qual for sua decisão e escolha se você leu todo este texto até aqui, concordando ou não com o que foi colocado, acredito em sua determinação, disciplina e que assumindo a responsabilidade de sua vida você terá sucesso na área que escolher.
Estamos aqui sempre abertos a parcerias e a disseminação da cultura do coaching na sociedade, com grupos de discussões on line onde sempre cabe mais um que queira efetivamente contribuir para o crescimento da filosofia de coaching no Brasil.
Afinal acreditamos que você seja uma das pessoas que querem realmente qualidade e excelência em uma formação ou um serviço, independente da sua escolha temos a certeza que não quer apenas um "TAMPAX", não quer levar apenas os "benefícios" que o marketing ressalta, sabemos que deseja e quer o melhor, a essência e o conteúdo completo, que deseja ter as reais competências.
O mais importante é que você atinja seus objetivos e encontre o que procura, sempre, sentindo-se realizado e feliz.