O lado bom da Internet
Educar Para Crescer - 10/04/2012 - [ gif ]
Autor: Roberta Cerasoli
Assunto: Indicadores CETIC.br
A rede virtual não é o bicho-papão que tanto se diz por aí. Se for bem usada, ela é uma fonte de conhecimento e diversão ótima para a molecada
Quando o assunto é a internet, os pais só ouvem falar em riscos, perigos, pedofilia. Não é bem assim. A rede virtual também tem seu lado bom. Claro que é preciso ter cuidado para proteger os filhos. Mas, se for bem orientado, seu uso traz ganhos. Para Rodrigo Nejm, psicólogo e diretor da Safernet no Brasil, a internet oferece boas oportunidades para crianças e adolescentes.
Mais da metade das crianças de 5 a 9 anos usa computador, sendo que uma a cada três crianças dessa idade usa redes sociais segundo o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC). No entanto, quase a metade das crianças tem acesso à internet sozinha, sem monitoramento.
"Mas é como um parque de diversões", observa Nejm. "Você deixaria sua criança sozinha num parque imenso? Na rede também é preciso estar ao lado dela, orientando e protegendo, mas estimulando sua diversão e desenvolvimento."
E quando os pais não sabem nada de computador?
Hoje, as crianças já nascem dominando mais o computador do que os próprios pais. Mas isso não é motivo para desistir de acompanhar seu filho. Ao comprar um computador, dê uma olhada com ele e tente aprender junto. Mesmo que seja difícil, dê abertura para ele ensinar você e para que ele conte sempre suas descobertas e novidades. Torne-se mais próxima.
Confira abaixo os benefícios da internet para o seu filho.
Para ler, clique nos itens abaixo:
Como cuidado nunca é demais, veja 5 dicas para evitar aborrecimentos
Para ler, clique nos itens abaixo: