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11 DEZ 2006

O futuro da internet está no celular






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: Meio & Mensagem
Data: 11/12/2006
Assunto: Governança

Meio & Mensagem - 0 Brasil tem cerca de 32 milhões de usuários de internet. Muitos consideram que essa mídia já é a segunda mais importante no País, perdendo apenas para a televisão. Entretanto, a rede deve receberem 2006 menos de 2% do total de investimento das empresas em publicidade. Por que isso acontece?

Vint Cerf - É um processo. Esses dados não querem dizer que as empresas não entendem o que é possível fazer na Internet, mas sim que grande parte do público que precisam atingir ainda não está online. Por isso usam outras mídias. Tudo depende da audiência, e o Brasil ainda tem uma parcela muito pequena da população conectada. Apenas 28% das pessoas têm acesso à web, sendo que só 40% destas possuem banda larga. Há, porém, alguns dados positivos: pelo que sei, o celular tem uma pene-tração enorme na população brasileira (atualmente, há cerca de 96 milhões de linhas móveis no País, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel). Esse pode ser o caminho para que algumas das modalidades de propaganda virtual cheguem às pessoas, em vez de esperar que elas comprem computadores. Deve acontecer o mesmo em outras nações.

M&M - Mas o celular tem certas limitações. 0 tamanho da tela, por exemplo.

Cerf - Concordo, mas é inegável que a mobilidade está gerando novas oportunidades de publicidade. As mídias digitais estão convergindo para o celular, mesmo com as telas pequenas. Já é possível ver pessoas assistindo a vídeos curtos por meio desses aparelhos. Nunca me interessei muito por assistir a alguma coisa desse modo, porque me faz lembrar dos pequenos televisores da década de 20. Fico pensando: estou em 2006 e gastei US$ 3 mil em um aparelho para ver televisão como se via no começo do século passado (risos). Mas, dependendo da informação, esse sistema pode ser muito poderoso. Se você é fã de futebol e tem a oportunidade de ver um gol importante, durante 15 segundos, em qualquer lugar... isso é algo que não tem preço. É óbvio que as pessoas vão pagar por isso, assim como pagam para fazer downloads de toques de celular. Nunca previ que os ringtones seriam uma oportunidade de negócio, mas virou.

M&M - Qual a diferença entre fazer ações de marketing no celular e na internet?

Cerf - 0 que é interessante nesses aparelhos é a mobilidade. Além disso, os mais avançados já permitem que as empresas saibam exatamente a localização de seus consumidores. Vou te dar um exemplo: o Google já disponibiliza em 30 cidades dos Estados Unidos uma ferramenta que permite que os usuários de celulares dotados de GPS tenham acesso a mapas de toda a região em que vivem. Eles podem até obter informações sobre o que acontece em cada localidade e os serviços disponíveis ali. O cardápio de um restaurante, quando inserido nesse sistema, pode ser uma ótima forma de publicidade. Além disso, como as pessoas clicam nos serviços em que estão interessadas, é possível que os anunciantes percebam quais são os gostos e os hábitos de seus consumidores.

M&M - Já se tem uma idéia de qual seria o modelo ideal de propaganda pela internet?

Cerf - Muitas empresas têm procurado uma fórmula para isso, utilizando banners animados, por exemplo, mas o Google parece ter encontrado o caminho certo para fazer esse tipo de publicidade, por meio dos links patrocinados. Acho que o ponto principal desse modelo é descobrir em que os usuários estão interessados e associar o conteúdo da mensagem a aquilo que o usuário está fazendo naquele momento exato. Não há a mesma passividade que impera nas mídias tradicionais, como rádio, televisão e revistas. Quando você está na rede, geralmente está interagindo, envolvido