Novo padrão vai permitir conexão de número ilimitado de computadores
Valor Econômico - 26/11/2009 - [ gif ]
Autora: Ana Luiza Mahlmeister
Assunto: IPv6
Para afastar o gargalo que ameaça a internet já em 2010, as companhias operadoras do setor se preparam para migrar do atual protocolo IPv4 para o IPv6, processo que vai exigir mudanças nos equipamentos, software e camadas de rede. O protocolo IPv4 tem 32 bits enquanto o IPv6 suporta 128 bits de endereçamento, elevando a atual capacidade de conexão de 3 bilhões de computadores para um número praticamente ilimitado de acessos: 5.6 x 10 (elevado a 28).
"Computadores e redes com os dois protocolos vão conviver durante muitos anos até a migração total para o IPv6", explica o diretor do Comitê Gestor da Internet (CGI), Milton Kaoru. Muitos sistemas operacionais como o Windows Vista, da Microsoft, o MacOS, da Apple, e o Chrome, do Google, já suportam IPv6, assim como alguns portais como o próprio Google.
Além de mudanças de software, a adequação supõe mudanças de equipamentos de rede com novos roteadores e switches em pontos de troca de tráfego das empresas que fornecem a infraestrutura básica da internet. No Brasil, segundo Kaoru, a única operadora que já preparou sua rede para IPv6 foi a CTBC.
Entre as vantagens do novo protocolo está a segurança: será mais difícil "mascarar" endereços IP. Hoje, um endereço pode servir para múltiplas máquinas, dificultando o rastreamento. O protocolo também melhora os sistemas de autenticação, aumenta a privacidade dos endereços e permite conexões mais rápidas.
Para difundir o novo protocolo, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br) oferece em seu site (www.nic.br) um curso de introdução ao IPv6, auxiliando os técnicos a configurarem os equipamentos.