NIC.br

Ir para o conteúdo
23 DEZ 2006

Notificações de fraudes eletrônicas duplicam em 2006, aponta estudo feito pelo Cert.br






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: A Semana
Data: 23/12/2006
Assunto: Segurança

Um dos maiores benefícios que a internet trouxe para o público é a oportunidade de realizar compras sem sair de casa. Com a comemoração do Natal batendo às portas, muitas pessoas passam a utilizar desses serviços para comprar os presentes, aumentando significativamente os acessos.

No entanto, o consumidor precisa ficar atento com as fraudes virtuais, bastante comuns nesta época.

Segundo os últimos dados divulgados pelo Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), as notificações de fraudes eletrônicas entre janeiro e setembro deste ano já dobraram em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo 137 mil casos, recorde desde a chegada da rede ao Brasil.

Um número alarmante, já que de 2004 para 2005, esse número havia reduzido em 10 %.

Ao analisar os resultados de 2005, junto com o crescimento das fraudes neste ano, é possível entender por quê o consumidor precisa estar mais atento no Natal, já que no último trimestre do ano as notificações cresceram cerca de 34% em relação ao trimestre anterior.

Em média, contando todos os meses de 2005, foram realizadas 6,8 mil notificações, contra 7,9 mil em novembro e 7,6 mil em dezembro.

Falta de atenção

Para a OS&T System (Open Systems & Technologies), empresa especializada em segurança eletrônica, a falta de atenção dos internautas, que na pressa acabam não tomando os cuidados necessários, somada ao crescimento dos acessos e à especialização dos hackers são os grandes responsáveis pelo aumento das notificações em 2006 e principalmente neste período do ano.

"A profissionalização dos invasores é tão grande que apenas prestando atenção é que o consumidor percebe quando se trata de uma fraude", analisa o diretor executivo da OS&T e especialista em segurança digital, Sérgio Leandro

O executivo faz ainda um alerta: "É preciso manter o antivírus atualizado e questionar a veracidade dos e-mails promocionais recebidos, principalmente aqueles que contém link para outras páginas, ainda mais nesta época do ano, quando os hackers se aproveitam do grande fluxo de acessos enviando mensagens com promoções supostamente imperdíveis."