No Dia Internacional do Podcast, conheça 5 episódios do aDiversa sobre o dia a dia das mulheres
ND+ - 30/9/2022 - [gif]
Assunto: TIC Domicílios
Podcast da editoria Diversa+ aborda assuntos que cercam o universo feminino com diferentes pontos de vista e sem romantização
O consumo de podcasts registrou um “boom” nos últimos anos no Brasil: atualmente mais de 41 milhões de brasileiros escutam programas de áudio com frequência, segundo pesquisa do Cetic (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação).
Na data em que é celebrado o Dia Internacional do Podcast (30 de setembro), a editoria Diversa+ te convida para conhecer o podcast aDiversa, um bate-papo leve, bem-humorado e com uma pitada de polêmica sobre o dia a dia das mulheres (sem romantização!).
O podcast aDiversa é mais uma plataforma da Diversa+ para dar voz às mulheres e garantir visibilidade aos assuntos que rondam o universo feminino, com diferentes perspectivas e opiniões.
O primeiro episódio foi ao ar no dia 26 de agosto, data em que se celebra o Dia Internacional da Igualdade Feminina. Desde então já foram cinco programas e o sexto entra no ar nesta sexta-feira (30).
Para a editora-chefe do ND+ e coordenadora do podcast, Beatriz Carrasco, o programa chega com a missão de levar reflexões de forma leve para as mulheres e também para os homens.
“Escolhemos temas atuais, que estão em alta nas rodas de conversa de amigas, colegas, conhecidas, familiares. Também definimos temas relevantes que podem despertar reflexões interessantes em nosso público”, ressalta.
Bate-papo descontraído
Com pouco mais de uma hora de duração, o podcast é apresentado por Luciana Barros, editora do ND+. Os episódios são publicados na página da Diversa+ todas as sextas-feiras, às 7h.
O formato conta com uma apresentadora convidada do Grupo ND e especialistas no assunto da semana com diferentes visões, além de pessoas conhecidas que costumam tratar das temáticas em redes sociais ou que já as vivenciaram de alguma maneira.
Os homens não ficam de fora da discussão. Em todos os episódios um convidado cumpre a chamada ‘cota masculina’, trazendo outro ponto de vista para o debate.
A apresentadora conta ficar feliz de perceber como o formato do podcast alcança os ouvintes, aliando entretenimento e informação de qualidade.
“Há ouvintes que não dormem antes de ouvir o lançamento de sexta-feira, tem ouvinte que aguarda o bate-papo sobre um tema até para tomar alguma decisão. É isso o que queremos: impactar para melhor a vida das pessoas!”, conta Luciana.
Quem também tem participação fixa no podcast é a apresentadora da Hora da Venenosa Maryeva Oliveira. No quadro “Pimenta da Maryeva” ela diverte os convidados e os ouvintes com comentários engraçados, ácidos e polêmicos.
Os temas escolhidos buscam abordar vários aspectos do universo feminino, desde questões relacionadas à aparência, como harmonização (ou seria ‘demonização’?) facial, até assuntos delicados, como divórcio e sobrecarga mental das mulheres.
“Os temas vão desde saúde até beleza e comportamento, sempre com um toque de humor e leveza. Também acho legal quando os convidados trazem suas experiências e visões sobre o assunto, deixa o material ainda mais rico”, diz Marina Simões, colaboradora do podcast e responsável pela “vinheta manezinha” de abertura.
Ouça os episódios
Ep 5 – Me separei, e agora? – Os desafios durante e após o término
Ep 4 – O que afasta as mulheres da política?
EP 3 – Não aguentamos mais aguentar: a sobrecarga mental feminina
EP 2 – Harmonização facial: beleza e polêmica
EP 1 – Empreendedorismo feminino: vontade, necessidade e desafios
A data surgiu nos Estados Unidos em 2013. A ideia é promover a cultura dos podcasts, mídia que vem crescendo nos últimos anos em todo o mundo.