NIC.br

Ir para o conteúdo
06 MAR 2000

Netgratuita usa erroneamente dados do Comitê






Arquivo do Clipping 2000

Veículo: O Globo
Data: 06/03/2000
Assunto: acesso gratuito

A questão da segurança nos provedores gratuitos continuou em alta na semana passada. O provedor NetGratuita divulgou nota dizendo ser o único apontado pelo Comitê Gestor da Internet a oferecer segurança na rede. Mas a questão não é bem assim. O representante da comunidade acadêmica do comitê, José Luiz Ribeiro Filho, coordenador geral da Rede Nacional de Pesquisa, diz que o comitê não conferiu graduações aos provedores. José Luiz conta que fez sozinho uma avaliação dos provedores que dão acesso gratuito.

- Conferi que o NetGratuita só permite o acesso genérico para o usuário navegar pelo site do provedor, mas há outras falhas. O provedor permite, como os outros avaliados, senhas fracas, com combinações de apenas dois caracteres - comenta José Luiz. - É bom deixar claro que o comitê não deu qualquer certificação aos provedores que analisei - completa.

José Luiz diz que, quando há um ataque de hacker, o administrador da rede procura o IP da máquina usada. No caso dos acessos domésticos, o usuário recebe um IP na hora da conexão. Se o internauta faz um ataque à rede, o administrador vai procurar o IP da máquina e concluirá que ele foi dado por um provedor. A etapa seguinte é descobrir quem estava usando o IP na hora. José Luiz explica que, com o login e senhas genéricos, provavelmente usados por milhares de internautas ao mesmo tempo, fica impossível descobrir que máquina foi usada para fazer o ataque.

- Uma sugestão para esses provedores é restringir o acesso à Web e ao correio, por onde é muito mais difícil atacar a rede - conta José Luiz.