NIC.br

Ir para o conteúdo
14 FEV 2006

Mudança na rede das teles pode reduzir spam






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: IDG Now!
Data: 14/02/2006
Assunto: Antispam.br

As operadoras de telefonia brasileiras podem ser grandes aliadas no combate às mensagens comerciais indesejadas (spams), informou o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) nesta terça-feira (14/02) durante o lançamento do site www.AntiSpam.br .

Em agosto do ano passado, o CGI.br iniciou um diálogo com algumas operadoras sobre a mudança na porta de comunicação por onde trafegam as mensagens eletrônicas. Este ano, a entidade promove novos encontros com as telcos para tratar do assunto.

Atualmente, o fluxo de e-mails nas redes de telecomunicações passa pela Porta 25. Esta porta, também conhecida como Direct Delivery, não requer identificação do remetente da mensagem, o que facilita o trabalho do spammer.

"Hoje, no Brasil qualquer máquina infectada ou um spammer pode enviar centenas de e-mails sem ter de se autenticar. Com o fechamento desta porta o e-mail pode ser rastreado", ressalta Marcelo Fernandes, representante do Terceiro Setor no CGI.br

A modificação transfere o fluxo de e-mails para a Porta 587, que exige autenticação do servidor de e-mail por todos os provedores e internautas. "O usuário deverá reconfigurar seu sistema para a nova porta, mas isso ocorrerá apenas uma vez e a mudança deve ser gradual", explica Cristine Hoepers, gerente do Cert.br .

A autenticação, que já tem sido implantada nos Estados Unidos e na Europa há cerca de dois anos, deve diminuir o volume atual de 80% a 90% de e-mails indesejados que chegam aos provedores de internet no Brasil, segundo o Comitê Gestor.

Zumbis

Outro foco de mensagens indesejadas envolve desktops conectados em banda larga que não possuem proxy configurado adequadamente e são usados como hospedeiros dos spammers, ou desktops zumbis.

Em janeiro deste ano, do total de 286.743 spams reportados ao Cert.br, 40% vieram de máquinas configuradas incorretamente.

Das reclamações envolvendo proxy aberto, em janeiro, 14.975 vieram de máquinas conectadas à rede da Telefônica, 10.854 da Telemar, 10.227 da Brasil Telecom, 5.947 da NET e 1.157 da CTBC. Veja aqui o ranking completo.

Legislativo

Outra ação do CGI.br no combate ao spam é estabelecer um canal direto com o legislativo. "Ainda neste primeiro trimestre deve ocorrer uma consulta pública para a definição de uma lei anti-spam no Brasil", comentou Henrique Faulhaber, membro do Comitê e coordenador da Comissão de Trabalho sobre Spam (CT-Spam).

No momento, o CT-Spam finaliza um documento detalhado com recomendações para a consulta, que foi proposta pelos deputados Walter Pinheiro (PT-BA) e Julio Semeghini (PSDB-SP) em outubro do ano passado.