Modernizando a educação com tecnologia acessível
TI Inside - 24/4/2025 - [gif]
Autor: Marco Vorrath
Assunto: Educação digital nas escolas
A transformação digital na educação não é apenas uma tendência, mas, sim, uma necessidade para preparar os alunos para um futuro cada vez mais tecnológico e inclusivo. Aliando o uso de ferramentas e recursos que ajudem os estudantes a alcançar seu pleno potencial, teremos um ensino mais personalizado e completo.
Quando marcas de tecnologia investem em inovações que democratizam o contato com conhecimento e que personalizam e potencializam o aprendizado, ficamos mais próximos de uma educação mais justa e equitativa. Para concretizar essa visão, é necessário superar desafios da implementação de tecnologias acessíveis nas escolas brasileiras.
Os educadores
A capacitação dos educadores é um dos primeiros pontos a ser trabalhado. De acordo com uma radiografia anual da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Educação, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, para 75% do corpo docente, falta um curso específico que viabilize conhecimentos de ferramentas digitais que possam ser usadas nas salas de aula. Essa pesquisa foi realizada entre outubro de 2022 a maio de 2023, em 1.394 escolas particulares, públicas municipais, estaduais e federais, com mais de 10 mil pessoas.
Quando as escolas estão equipadas com a tecnologia, mas sem o preparo profissional necessário, esse recurso não é aproveitado da melhor maneira. Oferecer treinamentos específicos sobre o uso de tecnologias assistivas e suporte técnico especializado é o melhor caminho para fazer a tecnologia e a educação andarem juntas e de maneira eficaz.
Os alunos
A modernização do ensino representa avanço, promovendo engajamento, desenvolvimento de habilidades digitais e maior autonomia nos estudos. Com o uso correto dos equipamentos, o processo educacional é potencializado, se tornando mais dinâmico.
Quando olhamos para os discentes, de forma geral, oferecer recursos de acessibilidade também faz parte da jornada. O uso da Inteligência Artificial (IA) para aprimorar recursos como descrição de imagens e navegação por voz está sendo cada vez mais explorado, auxiliando estudantes com necessidades específicas durante o aprendizado.
Para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), recursos como narrador, controle por voz, modo de alto contraste, teclado na tela no Windows 11, ChromeVox, modo de leitura, ajuste do tamanho do cursor e a ferramenta "Selecione para Ouvir" no Chrome OS, são exemplos de recursos de acessibilidade que desempenham um papel facilitador importantíssimo no processo de aprendizagem.
Olhando para o futuro, é ideal visualizar um cenário em que a tecnologia acessível democratiza o acesso ao ensino e garante que todos os estudantes tenham a oportunidade de aprender e crescer em um ambiente inclusivo e personalizado. Por meio do investimento em pesquisas, desenvolvimento e parcerias, são criadas tecnologias que transformam a história da educação e empoderam os alunos para o restante de suas vidas.