Miopia infantil: saiba como cuidar da visão do seu filho
Blog Jornal da Mulher - 13/10/2020 - [gif]
Assunto: TIC Domicílios
É a partir da visão que os pequenos observam tudo que está ao redor, recebem estímulos e aprendem comportamentos. Por ser o sentido mais importante para o desenvolvimento físico e cognitivo de meninas e meninos, é preciso estar atento a saúde visual dos filhos.
Proteger esse importante órgão é sempre a melhor opção, especialmente nos tempos de isolamento social, em que as crianças se veem obrigadas a passar muitas horas em frente as telas para estudar, ler e se divertir. Pensando nisso, são necessários alguns cuidados com a miopia infantil, como destacam abaixo as Óticas Diniz - a maior rede de óticas do Brasil .
Isso porque, segundo estudo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 20% da criançada em idade escolar apresenta alterações visuais, sendo a miopia a principal causa. E de acordo com pesquisa do Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), cerca de 69% das crianças e adolescentes na faixa dos 9 aos 17 anos utilizam a internet mais de uma vez por dia. Ou seja, além da genética, o uso excessivo de eletrônicos têm contribuído para o aumento de casos no país.
O intenso contato com tablets, smartphones, notebooks e a televisão faz com que os olhos dos pequenos fiquem focados em um único objeto próximo por muito tempo. Com isso, a visão para longe não é desenvolvida na idade correta em que deveria acontecer, causando a miopia, já que quando eles olham para um objeto mais longe, sentem maior dificuldade e a visão embaçada. E normalmente como o diagnóstico não é feito precocemente, os baixinhos demoram mais para tratarem essa alteração visual.
Uma das dicas das Óticas Diniz é incentivar o seu filho a ficar mais tempo ao ar livre como prevenção. A exposição ao sol irá ajudar no desenvolvimento, e o ambiente externo não deixa o foco dos olhos diretamente em um único objeto próximo, e sim em diversos estímulos que não forçam demais a visão. Lembrando dos perigos dos raios UV, é importante evitar os períodos de Sol mais intenso, passar protetor solar e a utilização de óculos escuros.
Outra sugestão da rede é levar os pequenos ao médico oftalmologista regularmente. Mas lembre-se que a primeira consulta deve ser feita entre 6 meses e 1 ano e depois é só seguir acompanhando a cada semestre. Agora, se o profissional indicar o uso de óculos para miopia, é fundamental optar por acessórios de grau com lentes certificadas e com a tecnologia do filtro de luz azul. As opções piratas podem agravar os riscos à visão.
Para cuidar e proteger a saúde dos olhos de quem tem miopia infantil, as mais de 1.000 lojas das Óticas Diniz possuem portfólio completo e diversificado a fim de facilitar a escolha dos óculos junto com o seu filho. Atenção ao material mais leve, resistente e durável das armações e as lentes ideais para a criançada. Quanto mais coloridos, atrativos e confortáveis, melhor ficam os óculos no rostinho dos pequenos e despertam o interesse deles em usar o acessório e retomar a qualidade da visão no dia a dia.