NIC.br

Ir para o conteúdo
24 JUN 2021

MCTI participa de lançamento de Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial


Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - 23/6/2021 - [gif]


Assunto: Chamada FAPESP/MCTI/Mcom/CGI.br

Projeto do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, conta com a participação de pesquisadores e universidades para aumentar a produtividade e competitividade da indústria brasileira

Representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) participaram na tarde desta quarta-feira (23) do lançamento do Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial IPT Plataforma IASMIN (Inteligência Artificial Soluções para Manufatura Inteligente). O projeto coordenado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) conta com parceria de pesquisadores e universidades com a intenção de construir conhecimento em IA de modo a promover aumento de produtividade e competitividade da indústria brasileira.

O diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Jefferson de Oliveira Gomes, explicou em sua fala inicial que a Plataforma IAsmin é um Grupo de Trabalho que congrega dezenas de professores e universidades do Brasil e seis universidades estrangeiras para tratar da aplicação de conceitos da inteligência artificial para indústrias. “Considerando que em sua grande maioria as indústrias do país são de pequeno porte, teremos um grande desafio em desenvolver e fazer chegar às empresas brasileiras, conhecimentos novos relacionados a IA”, avaliou.

Para a coordenadora-geral de Transformação Digital do MCTI, Eliana Emediato, a inauguração da Plataforma deve ser comemorada. “É uma grande satisfação ver o começo de um projeto que foi trabalhado durante meses entre o MCTI, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Comitê Gestor da Internet (CGI.br) e agora ver o projeto começando a ser executado com expectativas de trazer bons resultados para o nosso país”, declarou.

A coordenadora-geral de Transformação Digital do MCTI explicou que o Centro do IPT faz parte do edital da Fapesp que selecionou seis entidades. “Todos [os centros] focados nos ambientes que nós estamos trabalhando, dentro das prioridades do MCTI que começou nas Câmaras 4.0 e também no plano de Internet das Coisas (IoT). São quatro ambientes prioritários: Saúde 4.0, Agro 4.0, Indústria 4.0 e Cidades Inteligentes. O IPT é um dos centros selecionados na área de Indústria 4.0 e estamos ansiosos para ver os resultados que todos esses centros trarão”, afirmou.

Presente no evento de lançamento da Plataforma IASMIN, o coordenador do Comitê Gestor da Internet (CGI.Br), Márcio Migon, que também é assessor especial do ministro Marcos Pontes, destacou a importância da iniciativa. “Gostaria de parabenizar os integrantes do Centro pela articulação e relevância dos nomes da indústria que se apresentam nas parcerias, pela relevância da comunidade acadêmica científica que faz parte deste projeto”.

Migon também ressaltou uma iniciativa que, segundo ele, contribuiu indiretamente para este lançamento. “O fato de que teremos no Brasil oito Centros de Inteligência Artificial trabalhando em rede, usando princípios de cooperação, integrados também em iniciativas internacionais decorreu da participação do ministro Marcos Pontes no Fórum Latino Americano de IA da UNESCO realizado em 2019 na USP", relembrou.

Para o coordenador do CGI.br a iniciativa precisa se preparar para os desafios. “É importante, dada a complexidade desses Centros, dada a fronteira do conhecimento que a matéria de IA enseja e os seus múltiplos desdobramentos e facetas, que nós persigamos uma maneira de encontrar uma governança para que os nossos Centros de Inteligência Artificial trabalhem em sinergia entre eles”, avaliou Migon.

O diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII/MCTI), Igor Nazareth, ressaltou a importância dos investimentos em IA. “A inovação e o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial tem de ser estratégia de crescimento de qualquer país no mundo. Segundo dados do Banco Interamericano Desenvolvimento (BID) o crescimento econômico de países que adotam investimentos em IA é cerca de 25% mais alto do que aqueles que não adotam”, comparou.

O diretor da EMBRAPII/MCTI destacou ainda a relevância e o crescimento de projetos apoiados pela organização social do MCTI. “Dos 1.237 projetos que foram atendidos até hoje pela EMBRAPII, envolvendo mais de R$1.8 bilhão em pesquisa, desenvolvimento e inovação, 18% foram na área de IA. Foram 226 projetos no valor de R$238 milhões com 110 pedidos de propriedade intelectual. E essa demanda vem crescendo cada vez mais”, ressaltou.

Plataforma IASMIN
A Plataforma Inteligência Artificial Soluções para Manufatura Inteligente constitui um centro de pesquisa aplicada em Inteligência Artificial (IA) no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para evolução das indústrias no país ao padrão 4.0. A plataforma terá foco em áreas avançadas como monitoramento e controle em tempo real, digital twin, interoperabilidade e integração da cadeia, sistemas autônomos, robótica e máquinas-ferramenta, dentre outras.