Marketing digital: como alavancar suas vendas em redes sociais e sites de busca
Pequenas Empresas Grandes Negócios - 24/6/2022 - [gif]
Assunto: TIC Domicílios
Da análise do público-alvo ao engajamento da audiência, conheça as estratégias para aumentar índices de conversão e ganhar visibilidade entre consumidores
Nos últimos dois anos, as empresas brasileiras investiram mais de R$ 36 bilhões em publicidade digital. Os números foram divulgados na última edição da pesquisa Digital AdSpend, realizada pela Kantar Ibope Media e IAB Brasil, e revelam a consolidação de marcas e consumidores em ambientes online.
Os impactos podem ser observados inclusive no varejo tradicional: 39% das pessoas consultam perfis de marcas na internet antes de finalizar uma compra física. Os dados ilustram a consolidação dos novos hábitos digitais do consumidor - movimento que vem abrindo canais promissores para as pequenas e médias empresas do país.
Por onde começar
Para explorar essas oportunidades, é preciso entender qual é a vocação da marca para cada público e plataforma. "Não é necessário desenvolver ações para todas as redes. Vale mais a pena criar estratégias eficientes apenas para canais com alto potencial de conversão", afirma Cristiano Santos, palestrante e consultor de mídias sociais.
O desenvolvimento de conteúdo para smartphones é outro fator decisivo: 99% dos brasileiros acessam a internet por meio do celular - 77% utilizam as redes sociais principalmente em tablets e smartphones, segundo o último levantamento divulgado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).
Independentemente do canal ou do meio de acesso, o foco na solução de problemas e na experimentação de produtos é crucial para engajar a audiência e aumentar as chances de conversão de vendas. "As publicações devem explorar os benefícios diretos que o produto ou serviço irá gerar para o consumidor", diz Santos.
Impulsionamento: como e quando fazer
O impulsionamento de publicações pode ser um caminho mais rápido para ampliar a visibilidade do conteúdo orgânico e acelerar conversões de venda. Não existe um valor estipulado para começar - é possível impulsionar um post no Instagram e no Facebook com apenas R$ 5 por dia, por exemplo.
O ideal é realizar pequenos testes (de preferência em publicações que já tenham atingido um certo grau de alcance orgânico) e aumentar os investimentos de acordo com os resultados alcançados. Cada plataforma possui a sua própria ferramenta de criação e gerenciamento de anúncios, que permite monitorar o desempenho das campanhas em tempo real.
Para rentabilizar os investimentos, Santos recomenda a pulverização em campanhas distintas. "É interessante começar aos poucos, com versões de texto, imagens e vídeos voltados para diferentes perfis de clientes. A partir daí, deve-se monitorar os resultados para intensificar as ações que trazem mais resultados", afirma.
SEO: como aparecer mais no Google
Na sigla em inglês, SEO (Search Engine Optimization) é o nome dado ao conjunto de técnicas que melhoram a visibilidade em resultados em sites de busca, como o Google. Parte essencial de um planejamento de marketing digital, o trabalho de SEO é o que faz o nome da empresa aparecer no topo dos resultados de pesquisas de produtos, serviços ou segmentos.
O início dessa estratégia começa pela definição dos objetivos de cada empreendedor. "É preciso definir uma meta. Ações de SEO podem ser usadas para aumentar as vendas de um e-commerce ou atrair pessoas para uma loja física, por exemplo", afirma Fabio Ricotta, CEO da Agência Mestre, especializada em SEO e marketing digital.
Veja a seguir um passo a passo para criar uma estratégia de SEO de maneira simples e consistente.
Monitoramento e análise de métricas
O acompanhamento constante dos resultados e das mudanças no comportamento do público é a base de uma boa estratégia de SEO. A análise de métricas deve incluir não apenas a performance do site, mas os índices de conversão de palavras-chave e os volumes de tráfego gerados pelos termos. O próprio Google disponibiliza uma série de ferramentas gratuitas para fazer esse acompanhamento (veja abaixo).
Na opinião de Ricotta, a lógica fundamental é simples e está por trás do sucesso de qualquer ponto de venda, seja digital ou tradicional. "Assim como uma loja em uma avenida movimentada, o site de um negócio precisa criar uma rotina de divulgação para atrair clientes. No caso do SEO, existem estratégias e ferramentas que podem ser usadas com facilidade pelo empreendedor, muitas delas apenas com o investimento de tempo", afirma.