NIC.br

Ir para o conteúdo
17 NOV 2023

Maioria da população brasileira usa Internet apenas pelo celular, diz pesquisa


Terra - 16/11/2023 - [gif]


Autor: Anna Gabriela Costa
Assunto: TIC Domicílios

Mapeamento TIC Domicílios aponta que 29 milhões de pessoas não têm acesso à internet no Brasil, sendo a maioria moradora de áreas rurais

A pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) para mapear o acesso às tecnologias nos domicílios urbanos e rurais do Brasil, divulgou nesta quinta-feira (16) o panorama do uso da internet entre os brasileiros em 2023.

Quase a totalidade (99%) dos usuários de internet brasileiros conectou-se à rede pelo telefone celular, que segue como o dispositivo mais utilizado para essa finalidade. No total, 58% de usuários disseram ter se conectado apenas pelo telefone celular, e 41% afirmaram usar tanto o celular quanto o computador. 

O mapeamento aponta ainda que 29 milhões de pessoas não têm acesso à internet no Brasil, sendo a maioria moradora de áreas rurais. Dentre os dados que mais se destacam, está a aceleração do crescimento da conectividade à internet nos lares brasileiros impulsionada pelas classes C e DE. 

Segundo o estudo, os avanços de conexão à internet mais significativos foram observados entre estes grupos, sendo os domicílios das classes C de 87% em 2022 para 91% em 2023, e DE de 60% para 67%.

A quantidade de pessoas que não usam a rede caiu de 36 milhões em 2022 para 29 milhões este ano. Do total de usuários sem acesso à internet, 24 milhões residem em áreas urbanas, 17 milhões se declararam pretos ou pardos e 17 milhões pertencem às classes DE.

"Apesar do recuo, o número de brasileiros desconectados ainda é preocupante, na medida em que muitas atividades e serviços são disponibilizados exclusiva ou preferencialmente no ambiente online. Não ter acesso à Internet pode significar estar excluído de inúmeras oportunidades”, diz Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br|NIC.br, ao comentar o estudo em coletiva de imprensa. 

Apesar do grande número de brasileiros que não acessam as redes, a proporção de usuários de internet voltou a crescer.

O levantamento aponta que 84% (cerca de 156 milhões de pessoas) acessaram a rede nos três meses anteriores à pesquisa, o que representa um aumento de três pontos percentuais frente a 2022 (81%).

"Houve crescimento significativo entre as mulheres, com a proporção de usuárias de Internet passando de 81% em 2022 para 86% em 2023", aponta o relatório do estudo.

Pesquisa

Realizada anualmente desde 2005, a TIC Domicílios mapeia o acesso às tecnologias da informação e comunicação nos domicílios permanentes do país e seu uso por indivíduos de 10 anos ou mais.

Na edição 2023, a coleta de dados aconteceu entre março e julho de 2023, e incluiu 23.975 domicílios e 21.271 indivíduos.

O plano amostral utilizou informações do Censo Demográfico e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) ou da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) mais recente disponível, realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As entrevistas foram realizadas presencialmente, em domicílios em áreas urbanas e, a partir de 2008, também em áreas rurais.