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22 FEV 2022

Loja Virtual para Iniciantes: como criar


Ecommerce na Pratica - 21/2/2022 - [gif]


Autor: Camila Canabarro
Assunto: Registro de domínios

Depois da onda de crescimento das vendas online dos últimos anos, está cada vez mais difícil pensar em ter seu próprio negócio, sem pensar no comércio eletrônico. Nesse sentido, criamos esse artigo com todas as informações essenciais sobre loja virtual para iniciantes, para te ajudar nessa jornada de sucesso.

Para ter uma loja virtual profissional e eficiente, é preciso ter atenção aos possíveis erros e saber quais passos seguir para evitá-los.

Afinal, a cada passo dado, você estará mais próximo de ter uma loja virtual digna de uma grande empresa.

Por isso, preste atenção em cada detalhe deste artigo para montar a sua loja do jeito certo, ok?

Vale a pena montar uma loja virtual?

O crescimento fantástico do Ecommerce nos últimos anos é uma realidade que mostra uma oportunidade única de empreender nesse mercado. Isso porque ele cresce uma média de 10% ao ano, e finalmente alcançar sua estabilidade financeira.

Para você ter uma ideia, apenas no primeiro trimestre de 2021, o Ecommerce atingiu R$ 53,4 bilhões em faturamento, um crescimento de 31% em relação ao mesmo período no ano anterior.

E levando em conta que não é necessário ter um horário fixo de abertura, as lojas virtuais são excelentes opções de negócios, pois ficam abertas 24h, durante os 7 dias da semana e para todo o país.

Isso aumenta consideravelmente a possibilidade de que os visitantes se convertam em clientes, pois isso pode ser feito no horário que for conveniente a ele. Além desse ponto, uma loja virtual também exige menos investimento do que uma loja física.

Afinal, não há custos fixos com contas e contratação de funcionários, pois existem plataformas eficientes no mercado que suprem essa demanda. Tudo isso faz com que os preços finais sejam mais baixos, atraindo mais clientes.

O que é preciso para montar uma loja virtual?

O primeiro passo e, certamente, o mais essencial para montar uma loja virtual, é ir em busca de conhecimento de qualidade.

Nesse sentido, o Ecommerce na Prática, que é a maior escola de Ecommerce do Brasil, tem muito a te ajudar. Isso porque os passos e estratégias que estão listadas nesse texto já foram testadas e validadas por centenas de alunos que hoje possuem lojas virtuais de sucesso.

Para criar uma loja virtual e começar a vender é necessário considerar alguns pontos importantíssimos. A boa notícia é que nós reunimos todos esses pontos para você que está em busca de conhecimento sobre loja virtual para iniciantes.

Aproveite a leitura!

Loja Virtual para iniciantes: conheça os passos essenciais

1. Escolha um nicho de mercado

A escolha do nicho é o primeiro passo para você que deseja saber como montar uma loja virtual para iniciantes. Mas, se você já vende no varejo físico, pode utilizar os mesmos produtos no Ecommerce.

Por outro lado, caso você ainda não tenha um nicho definido, é importante que faça uma pesquisa sobre isso.

A ideia é entender qual nicho você mais gosta e deseja atuar, pesquisar sobre como está a demanda no varejo digital. Esses detalhes vão te ajudar na definição do nicho.

Para te ajudar a pensar nisso, apresentamos aqui alguns dos nichos que estão em alta no Ecommerce:

  • Moda;
  • Cosméticos
  • PetShop;
  • Artesanato;
  • Papelaria;
  • Produtos personalizados.
E se você quer entender melhor o que são nichos de mercado, sugiro que leia também: Nicho de Mercado: veja como escolher o seu

2. Escolha um nome para o seu negócio

Caso você já trabalhe com o varejo físico, basta utilizar o mesmo nome no Ecommerce. Mas se ainda não tiver um nome definido para o seu negócio, opte por termos simples e objetivos para que os clientes entendam e lembrem facilmente da sua marca.

Lembre-se que o nome para loja virtual precisa causar impacto e ter conexão com o seu negócio para se encaixar à imagem que a empresa quer transmitir. Outra dica nesse sentido, é colocar um nome que tenha relação com o seu nicho para ficar mais fácil do cliente memorizar.

Mas isso não significa que você não possa ser criativo e definir um nome fora da curva. Essa também é uma opção para se destacar no mercado.

3. Crie uma identidade visual para a sua marca

Depois que tiver definido o nome do seu negócio, comece a planejar a identidade visual da sua marca. Escolha as cores que vão compor a sua marca e o logotipo.

É muito importante que você defina isso tudo para que, na hora de montar a sua loja virtual do zero, siga esses padrões.

A identidade visual é importante porque, quando um cliente chega no seu site, ele vai sentir mais confiança se a sua loja tiver uma aparência mais profissional.

Você pode contratar um designer para criar um logotipo para você. Mas, caso não seja possível, a dica é que você use o Canva.

4. Registre o domínio da sua marca

Para ter a url da sua loja virtual com o nome da sua marca, é necessário registrar o domínio. O domínio do EnP, para você ter como exemplo é: ecommercenapratica.com.

Vale ressaltar que o site é o endereço da sua empresa. Por isso, é importante garantir o domínio com o nome da sua loja para que outra pessoa não use o mesmo domínio antes de você.

E o ideal é que você escolha as extensões “.com” e “.com.br”, pois elas vão ser mais comuns e fáceis de lembrar. Um ótimo espaço para você verificar domínio é por meio do Registro.br, HostGator ou o Hostinger.

Temos um artigo completo para te ajudar nessa etapa, leia assim que terminar este: Como Registrar o Domínio do seu Ecommerce


5. Escolha uma Plataforma de Ecommerce

Quando chega o momento de abrir a sua loja virtual, uma das escolhas mais importantes a se fazer é sobre a melhor plataforma de Ecommerce do mercado. Afinal, é ela que garante um crescimento escalável e de longo prazo para o seu negócio

A plataforma de Ecommerce nada mais é que o sistema responsável pela criação de uma loja virtual, que é o site da sua empresa.

É na plataforma de Ecommerce que você vai gerenciar os meios de pagamento, os produtos, os pedidos, a logística de entrega.

Ou seja, ela vai ser a sua estrutura tanto para o layout externo que os clientes acessam, tanto para você, como administrador, que consegue ver todas as ferramentas.

Existem muitas plataformas de Ecommerce no mercado, com valores e funcionalidades diferentes. Aqui no EnP, nós recomendamos a Nuvemshop como a melhor plataforma de Ecommerce para que está começando.

Para saber mais sobre a plataforma leia também: Nuvemshop: Veja o Review Completo da Plataforma. E a boa notícia é que além dos 30 dias de teste grátis, você que acompanha o EnP também tem direito a 25% de desconto no primeiro pagamento, seja mensal, semestral ou anual, clicando neste link.

Aproveite!

6. Conecte o seu domínio com a sua Loja Virtual

Depois que você registra o endereço do seu site e tiver escolhido uma plataforma de Ecommerce, será a hora de integrar com a sua loja virtual.

Cada loja virtual tem a sua própria forma de integrar com o domínio. Portanto, essa etapa deve ser vista na plataforma de Ecommerce que você escolheu para sua loja.

Aí então, a estrutura da sua loja estará pronta e você precisará organizar os produtos como se fosse em "prateleiras". Veja no próximo tópico como fazer isso

7. Organize a sua Loja Virtual

Para ter sucesso com a sua loja virtual para iniciantes, é fundamental ser organizado. Por isso, crie categorias e subcategorias dentro da sua loja virtual para colocar os produtos.

Vale lembrar que quanto mais simples for a distribuição das categorias, mais fácil será a navegação do seu cliente pela sua loja. Pense sempre como que o seu consumidor pode encontrar o produto de forma mais intuitiva e rápida.

Nessa etapa, além das categorias, pense também na descrição dos seus produtos na loja virtual. Evite colocar apenas as especificações como as medidas, porque o seu cliente quer mais do que isso.

Faça descrições personalizadas, que conectem o consumidor com o produto. Conte uma história, mostre os feedbacks de pessoas que compraram aquele produto com você.

Lembre-se também de colocar imagens de boa qualidade e que mostre cada detalhe do produto. Uma ótima forma de mostrar o produto é fazendo vídeos para ensinar como se usa, mostrar os diferenciais

Uma loja virtual bem organizada e com conteúdo gera uma ótima experiência com o seu cliente, além de mostrar que o seu negócio é profissional.

8. Configure os meios de pagamento

Os meios de pagamento nada mais são que os intermediadores da transação de pagamento entre o consumidor e a sua loja.

Inclusive, a Nuvemshop oferece uma gama de opções de integração com os meios de pagamentos mais populares do mercado. Mas, para começar a vender na internet, a melhor opção é usar os meios de pagamento que as pessoas confiam, como NuvemPago, PagSeguro, Mercado Pago ou PayPal.

Isso vai passar credibilidade, quebrando possíveis objeções de vendas comuns entre pequenos e médios empreendedores. E é bem simples usá-los, é só fazer um cadastro em uma das instituições.

Com esses meios de pagamento, você consegue possibilitar para os seus clientes o parcelamento sem juros, o que vai facilitar a vida deles. Além disso, também pode dar a possibilidade de pagar à vista no boleto para quem não tiver cartão de crédito e débito.

Os meios de pagamento são muito importantes na decisão de compra do consumidor. Não ignore esse ponto da sua loja virtual, dê ao cliente o máximo de segurança e conforto na hora de pagar.

Se estiver em dúvidas sobre qual meio de pagamento é o ideal para o seu negócio, confira nosso artigo sobre Qual é o Melhor Meio de Pagamento para quem está começando.

9. Configure as formas de envio

Para quem está dando os primeiros passos de uma loja virtual para iniciantes, a opção de envio mais viável é pelos Correios. Por lá, você pode negociar os valores diretamente nas agências dos Correios ou por meio de um contrato como pessoa jurídica, de modo que você terá acesso a uma tabela de preços mais barata.

Mas,existem outras plataformas que permitem o acesso a outras transportadoras e também oferecem diferentes opções de preço, assim você pode optar pelo melhor custo-benefício. Um exemplo delas, é o Melhor Envio.

10. Confira se a sua loja está adaptada para o mobile

O número de vendas feitas por meio dos smartphones cresce cada vez mais. Para você ter uma ideia, de acordo com dados do Panorama Mobile Time/Opinion Box de abril de 2021, nove em cada dez brasileiros com smartphone já fizeram compras de mercadorias físicas via apps.

Portanto, é muito importante que você configure a sua loja virtual de forma que seus clientes também possam chegar nela pelo celular.

O ideal é que você procure saber como funciona essa configuração na plataforma da sua loja virtual. É essencial que o site seja responsivo e mais adiante, quando o seu negócio estiver consolidado, você poderá até pensar em um aplicativo para ele.

11. Faça testes na sua loja virtual para iniciantes

Agora que você já fez a configuração dos itens básicos da sua loja virtual para iniciantes, é hora de fazer um teste para ver se está tudo certo.

Para isso, faça os passos como se você fosse um cliente. Entre no site, navegue pelas categorias, vá adicionando os itens no carrinho para ter certeza que todo esse processo está funcionando.

Por fim, teste os pagamentos. Faça pedidos e teste cada uma das formas de pagamento que tem lá, seja por boletos ou por cartões. Esse teste é fundamental e muitas pessoas acabam ignorando.

Faça pedidos simples, coloque algum produto por um preço baixo. Vá em cada meio de pagamento e pague por esses pedidos, veja se a compra foi realizada e também se o dinheiro caiu na sua conta.

12. Registre um Certificado Digital

O certificado digital é uma licença para que você consiga emitir notas fiscais eletrônicas das vendas que você faz. É um documento obrigatório para o seu negócio, é com ele que você consegue despachar os seus produtos.

Ele é basicamente um arquivo eletrônico que garante a autenticidade e proteção das informações trocadas entre você e seu cliente.

O contrato desse certificado é feito por um período de, no mínimo, 1 ano. Para saber mais sobre o certificado digital, leia o artigo: Para que serve o Certificado Digital

13. Contrate um Sistema de ERP

O ERP é um sistema de gestão que permite integrar todos os aspectos do seu negócio em um só local. Lá, você encontra todas as informações sobre as vendas, o estoque, recursos humanos e a parte financeira da sua loja virtual.

Começar um negócio com um sistema de ERP vai te ajudar muito a organizar a sua loja virtual, pois você terá uma visão geral de tudo o que está acontecendo. Isso diminui bastante o tempo que você perderia olhando parte por parte para administrar a sua loja.

Além disso, os relatórios gerados por esse sistema te darão informações mais direcionadas para que você crie estratégias melhores para vendas.

14. Loja virtual para iniciantes: chegou a hora de divulgar!

Assim que seguir todos os passos apresentados aqui e verificar que a sua loja está funcionando perfeitamente, é a hora de começar a divulgar. Afinal, as pessoas precisam saber que a sua loja virtual existe.

Para isso, invista em anúncios, em marketing de conteúdo e nas redes sociais…Procure usar as redes sociais do seu negócio para criar conteúdos relevantes que atraiam o seu público. Lá, você também pode direcionar a sua audiência para a sua loja virtual. 

Você também pode usar as técnicas de SEO para que as pessoas que buscam pelo seu produto encontrem a sua loja de forma mais rápida por meio dos motores de busca, como o Google.