NIC.br

Ir para o conteúdo
04 FEV 2005

Lançado site do grupo de resposta a incidentes do governo federal






Arquivo do Clipping 2005

Veículo:Módulo Security
Data: 04/02/2005
Assunto: Comitê Gestor

O Centro de Tratamento de Incidentes em Redes de Computadores da Administração Pública Federal (CTIR Gov) disponibilizou no começo deste mês seu website, apresentando suas atividades e informações de referência e contato. Contou para isso com a colaboração do grupo de resposta a incidentes de segurança NIC BR Security Office (NBSO), mantido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGIBr).

O NBSO vem auxiliando tecnicamente o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República desde 2003, para a criação do CTIR Gov. As atividades do Centro tiveram início em novembro de 2004, restritas apenas a outros grupos de resposta a incidentes. Com o lançamento do novo website e a ampliação da equipe, o CTIR passa a atender de modo mais amplo a Administração Pública Federal, preenchendo espaços que demandam um melhor atendimento.

A comunidade de segurança e técnicos do governo consideram necessário apoiar as iniciativas de Segurança da Informação por meio de serviços voltados para o tratamento de incidentes no âmbito do poder executivo. "Não existe um ponto de contato central e de fácil acesso para a notificação de incidentes de segurança no governo federal", comenta Klaus Steding-Jessen, analista de segurança sênior do NBSO. "Identificamos incidentes que atingem várias de suas redes tratados isoladamente, demandando um esforço muito maior do que se houvesse um trabalho articulado", explica. O CTIR segue o modelo internacional dos Centros de Coordenação, que não atuam com autoridade sobre as redes, mas propõem sugestões, auxiliando na resolução de problemas.

Sobre o CTIR GovO Centro de Tratamento de Incidentes de Segurança em Redes de Computadores da Administração Pública Federal (CTIR Gov), subordinado ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, tem como principal finalidade o atendimento aos incidentes em redes de computadores pertencentes à Administração Pública Federal. Mais informações, acesso o site do grupo.