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26 ABR 2011

Já chega! - Saiba como evitar o recebimento de spam e denunciar quem envia






UOL Tecnologia - 26/04/2011 - [ gif ]
Assunto: Spam

Eles chegam às centenas, lotam a sua caixa de entrada e esgotam sua paciência. Por definição, spam é todo e-mail enviado sem a sua solicitação -- isso inclui, além das mensagens promocionais e golpes de cibercriminosos, aquelas correntes e piadas enviadas pelos seus amigos e colegas de trabalho. O UOL Tecnologia mostra a seguir o que você pode fazer para diminuir o número de spams recebidos e como fazer uma reclamação
*Com informações da CERT.br e Antispam.br

Volume de spam é de cair o queixo
Durante 2010, cerca de 107 trilhões de e-mails foram enviados em todo o mundo. Desse total, 89,1% eram spams -- isso corresponde a uma média de 262 bilhões de mensagens indesejadas por dia, segundo dados da consultoria Royal Pingdom, que monitora o tráfego na web

Em março, agentes federais nos EUA fecharam uma rede que enviava 30 bilhões de spams por dia. Isso era possível porque criminosos infectaram 1 milhão de computadores com um software malicioso. Ele permitia distribuir volumes enormes de spam, sem que os donos dos PCS soubessem, oferecendo desde programas falsificados a produtos farmacêuticos

Spam é inofensivo? Nem tanto
Um spam não é apenas ''mais um e-mail inútil'' na sua caixa de entrada. A grande quantidade de mensagens enviadas causa problemas aos servidores de e-mails das empresas, sobrecarregando-os, além de diminuir a velocidade da internet dado o grande volume de tráfego

Além de promoções, spams também são usados por cibercriminosos para golpes online. As mensagens podem conter programas maliciosos, vírus e levar a links para sites falsos que roubam dados pessoais e financeiros

FulanoDeTal@serviçodeemail.com.br
Seu endereço de e-mail usa seu nome e sobrenome? Já começou errado: isso facilita a vida dos spammers. Eles utilizam ferramentas automáticas que preparam listas de e-mails a partir dos nomes das pessoas. E-mails como contato@empresa... ou informação@empresa... também são alvos fáceis para envio de spam

Não saia dando seu endereço de e-mail por aí
Quantos cadastros você preencheu recentemente que pediam seu endereço de e-mail? Pense bem antes de fornecer o dado, seja num cadastro físico ou online. Os endereços vão parar em mailings vendidos ou compartilhados com outras empresas e terceiros -- nem toda empresa mantém uma ''Política de Privacidade''

Mas você autorizou o spam!
Quando preenchemos cadastros online, quase sempre na pressa nos esquecemos de desmarcar a opção ''Deseja receber e-mails com promoções e lançamentos da...''. Leia com atenção os formulários para não atolar sua própria caixa de e-mail depois

Crie contas de e-mail alternativas
Não resiste a uma promoção? Faça uma conta de e-mail alternativa para usar em cadastros físicos ou online. Assim, você permanece com uma conta principal de e-mail e não perde mensagens importantes no meio de tantos spams

Esconda endereços de contatos no e-mail que envia
Você já deve ter reparado na lista aparentemente interminável de endereços que aparece em e-mails de correntes, boatos e piadas. Quando quiser passar um e-mail para mais de um contato, use o campo CCO (com cópia oculta). Assim, quem receber seu e-mail -- um spammer, por exemplo -- não verá todos os endereços copiados

Sempre use filtros antispam
Seja no serviço de webmail ou no seu Outlook, não deixe de habilitar e usar os recursos antispam. Nos serviços de e-mail, você deve habilitar o filtro nas configurações. Caso alguma mensagem ainda chegue na sua caixa de entrada, use o botão ou função de reportar spam

Sempre use filtros antispam
No Outlook, além da pasta de Lixo Eletrônico, o usuário pode clicar com o botão direito no spam recebido e na opção ''Lixo Eletrônico'' bloquear o remetente. Além dessa opção, pode ainda configurar as restrições em ''Opções de Lixo Eletrônico''

Não responda a um e-mail de spam pedindo descadastramento
Uma das reações quando você recebe um spam às vezes é clicar em ''Responder'' e pedir para ser tirado da lista. Quando faz isso, você está confirmando a validade do seu e-mail, principalmente nos casos em que spammers usam ferramentas automáticas para ''adivinhar'' endereços. Use o botão de reportar spam ou bloqueie o destinatário

Mantenha o seu antivírus e firewall atualizados
Ué, as dicas não eram sobre spam? Sim, mas muitos spammers usam redes zumbis, formadas por computadores infectados com softwares maliciosos, para o envio das mensagens. Ao manter seu computador protegido, você impede que ele faça parte dessas redes de spam

Paciência esgotou? Reclame e denuncie
Você reportou o e-mail como spam. Você bloqueou o remetente. Mas ainda recebe aquele mesmo e-mail. Você pode fazer uma reclamação, mas isso requer alguns passos; veja a seguir

O site SpamCop faz a ponte entre a sua reclamação e o provedor de serviços de internet responsável por hospedar os sites usados pelo spammer. É importante, antes de usar o serviço, determinar se o e-mail que recebeu realmente não foi solicitado por você

Para fazer a denúncia, é preciso fazer um registro gratuito. Você recebe um e-mail com login e senha temporários para poder acessar o sistema do SpamCop. No cadastro da reclamação, você pode encaminhar o spam de três formas: reenviando o spam para um e-mail fornecido pela SpamCop; colando o endereço de e-mail no campo do site; enviando o cabeçalho da mensagem via formulário do site

O SpamCop então vai fornecer algumas informações sobre o spam, como o servidor de origem e o endereço de e-mail cadastrado para aquele número IP (em ''Reporting adresses''). Com esse contato, você pode enviar a reclamação sobre o spam, com cópia para mail-abuse@cert.br -- orientação da própria Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança do Comitê Gestor da Internet no Brasil).

Na mensagem, escreva por que considera aquele e-mail recebido um spam, o que você já fez para tentar ser excluído anteriormente do recebimento daqueles e-mails e com que frequência tem recebido os spams. Geralmente, o computador usado para envio de spam por ter um software malicioso instalado. Ao notificar a empresa responsável pela máquina, você alerta os administradores da rede sobre o problema

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