Ivan Moura Campos e José Israel Vargas recebem prêmio por suas contribuições à internet
UFMG - 1/6/2020 - [gif]
Autor: Teresa Sanches
Assunto: Prêmio DESTAQUES
Homenagem aos professores eméritos da UFMG celebra 25 anos de criação do comitê responsável pela gestão da Web no Brasil
Os professores eméritos da UFMG Ivan Moura Campos e José Israel Vargas foram homenageados na primeira edição do prêmio Destaques em governança da internet no Brasil, que reconhece personalidades e organizações pelas contribuições ao desenvolvimento da internet no país.
A homenagem, estendida a dezenas de outras personalidades, inclusive in memorian, foi divulgada na última sexta-feira, 29 de maio, durante evento on-line, que celebrou os 25 anos de fundação do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A solenidade de entrega do prêmio será agendada posteriormente, quando passar o período de isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus.
Os professores da UFMG foram reconhecidos também por suas atuações na gestão de políticas públicas para o setor, além de suas inúmeras pesquisas e "propostas de soluções criativas e perenes para o desenvolvimento da internet", conforme critérios estabelecidos pela organização da premiação.
Ivan Moura Campos, que recebeu o título de professor emérito da UFMG em 2017, foi diretor de Programas Especiais do CNPq, secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia e de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais. Coordenou o CGI.br e foi membro da diretoria da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN).

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade da Califórnia, Los Angeles, graduou-se em Engenharia Mecânica pela UFMG em 1967, onde começou o exercício da docência no ano seguinte. Foi professor titular de Ciência da Computação, chefe de Departamento, pró-reitor de Pós-graduação e diretor executivo da Fundação para Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).
É cofundador da Hekima, focada em inteligência artificial e big data analytics, adquirida pelo iFood. A carreira como empreendedor é uma das muitas vertentes de sua trajetória bem-sucedida: duas outras empresas que ajudou a criar tornaram-se referência no mercado – a Miner Technology Group, vendida para o portal UOL, em 1999, e a Akwan S.A., empresa especializada em ferramentas de busca e gestão da informação na web, que, em 2005, tornou-se o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Google na América Latina.

Na condição de ministro da Ciência e Tecnologia (1992-1995), José Israel Vargas editou e publicou, juntamente com o ministro das Comunicações, a portaria que criou o CGI.br, em 31 de maio de 1995.
Nascido em 9 de janeiro de 1928, em Paracatu (MG), José Israel Vargas é bacharel e licenciado em Química pela UFMG. Obteve o título de Philosophy Doctor em Química Nuclear na Universidade de Cambridge, Inglaterra, e iniciou sua carreira docente, em 1948, como professor de Física da Faculdade de Filosofia da então UMG. Tornou-se professor emérito da UFMG em 1990. É pesquisador emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e acadêmico emérito da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Exerceu inúmeros cargos de administração pública, com atuação essencial para a implantação de políticas de âmbito nacional nas áreas de ciência, energia (incluindo energia nuclear e meio ambiente), planejamento energético e modelagem da difusão de tecnologia.
Exerceu, entre outros cargos, os de presidente da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), membro da Consultoria Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), presidente da Comissão de Política Ambiental (Copam) de Minas Gerais, membro do Comitê de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento, vinculado à Secretaria Geral da ONU, vice-presidente da ABCiências, presidente do Conselho Executivo da Unesco, presidente do Comitê Consultivo para Ciência e Tecnologia da Organização Internacional do Trabalho (OIT), assessor especial do ministro das Minas e Energia, membro da Comissão Nacional de Energia, ministro interino de Minas e Energia e ministro de Ciência e Tecnologia.
O professor José Israel Vargas recebeu honrarias de entidades como ABC e Unesco e dos governos da Argentina, da China, da França, da Grã- Bretanha, da Alemanha, de Portugal e de Senegal, entre outros. Publicou dezenas de trabalhos científicos em revistas e em congressos, além do livro Ciências em tempo de crise (Editora UFMG, 2007).
A Medalha José Israel Vargas de Mérito em Pesquisa foi criada em sua homenagem, em 2018.

