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29 OUT 2012

Internet estimula compra online, mas Procon de São Carlos sugere cautela






G1 - 29/10/2012 - [ gif ]
Assunto: E-commerce

Ranking aponta quais sãos as empresas que mais geram reclamações.
Diretora de defesa do consumidor dá dicas sobre como se precaver.

Assista ao vídeo da matéria.

O comércio eletrônico no Brasil espera faturar R$ 22,5 bilhões em 2012, um crescimento de 20% em relação ao ano passado. A projeção é da Consultoria E - bit, especializada em informações do setor. Para o Procon de São Carlos (SP), a internet introduziu na rotina das pessoas a possibilidade de contratar serviços e fazer compras sem sair de casa, mas é preciso ter cautela.

Usufruir dessas facilidades requer alguns cuidados para evitar fraudes, golpes, uso indevido dos dados pessoais, entre outros problemas, que podem aumentar com as compras do final do ano.

A diretora de defesa do consumidor, Juliana Rossi Carmona, alerta que antes de fechar uma compra, o consumidor deve desconfiar dos preços abaixo da média do mercado. "O consumidor deve redobrar a atenção sobre sites que exigem depósito em conta corrente de pessoas físicas ou depósitos em caderneta de poupança", destacou.

Para evitar transtornos, o Procon sugere que o consumidor verifique na internet os dados da empresa, tais como, razão social, endereço e CNPJ. Se o domínio for .com ou .net, a checagem de onde o site está hospedado pode ser feita pelos sites: whois.domaintools.com, who.is e whois.com. “Se o site estiver hospedado fora do Brasil, o consumidor deve ficar atento para não ser vítima de um golpe", recomendou a diretora de defesa do consumidor.

Segundo Juliana, consultar as redes sociais para verificar se existem registros de reclamações, verificar o endereço físico da empresa, telefones, e-mails e quais os procedimentos para reclamação, devolução e garantias são outras dicas do Procon.

"É importante que o consumidor guarde todos os dados das compras como o nome do site, os itens adquiridos, os valores pagos e número do protocolo da compra ou pedido. Outra dica essencial é sempre exigir a nota fiscal da compra", finalizou Juliana.

O Procon São Carlos fica na Avenida São Carlos, 1.800, no Centro. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Ranking
O Procon-SP elaborou um ranking das empresas mais reclamadas. A lista contém os 50 fornecedores que mais geraram reclamações fundamentadas, ou seja, demandas de consumidores que não foram solucionadas na fase inicial do atendimento. Neste caso, é aberto processo administrativo para que o Procon trabalhe a reclamação junto ao fornecedor. Entre as empresas listadas, algumas operam pela internet, então vale consultar o ranking antes de fazer uma compra online. O ranking pode ser consultado pelo site do Procon.

Segurança
O Comitê Gestor da Internet no Brasil elaborou uma cartilha que contém recomendações e dicas sobre como o usuário pode aumentar a sua segurança na Internet. O documento apresenta o significado de diversos termos e conceitos utilizados na rede e fornece uma série de recomendações que visam melhorar a segurança de um computador.

Entre os principais assuntos abordados estão os golpes na internet, os ataques, códigos maliciosos, spam, riscos, contas e senhas, criptografia e contas e senhas. Todos são itens que pedem cuidados, especialmente quando se trata de compras online. Mais detalhes desses mecanismos de segurança estão disponíveis na Cartilha de Segurança para Internet.