NIC.br

Ir para o conteúdo
19 JAN 2000

iG garante segurança no acesso gratuito






Arquivo do Clipping 2000

Veículo: Computerworld
Data: 19/01/2000
Assunto: acesso gratuito a Internet

Luciano Frucht

O diretor de Novos Negócios do iG (Internet Grátis), Aleksandar Mandic, afirmou ontem que o serviço prestado pelo provedor que oferece acesso gratuito não ocasiona qualquer risco à segurança na Internet. Segundo o executivo, as falhas do acesso gratuito não diferem do que pode ocorrer com qualquer outro provedor, ou pelos vários e-mails gratuitos existentes e que, até então, não suscitaram o mesmo questionamento.

A preocupação com a segurança foi levantada durante a última reunião do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), no dia 13, e está sendo avaliada pelo Grupo de Segurança da Rede do CGI.br. O problema apontado, segundo o coordenador do CGI.br, Ivan Moura Campos, é que a figura do usuário anônimo pode permitir que qualquer um se cadastre, fornecendo inclusive dados falsos para gerar SPAMs ou até mesmo abrir caminhos para hackers.

Segundo Mandic, como qualquer outro provedor, o iG tem condições de apontar o telefone utilizado pelo usuário para se logar à rede. "Os meios de acesso à Internet permitem que você saiba de onde qualquer usuário vem, mas não possibilitam saber efetivamente quem ele é. Se existe algum problema de segurança nessa questão, ele então atinge a todos e não somente ao serviço do iG", afirmou ele. De acordo com Mandic, o CGI.br ainda não procurou a empresa para solicitar qualquer esclarecimento a respeito.