iG começa a vender domínios .br.com
IDG Now! - 31/05/2011 - [ gif ]
Autor: Robinson dos Santos
Assunto: Domínios
Terminação abre espaço para registro de marcas já dominadas no Registro.br; custo é de R$99 ao ano.
O iG começa a vender oficialmente nesta quarta-feira (1.º/6) domínios com a extensão br.com. Com a oferta, empresas e pessoas poderão registrar domínios com a forma marca.br.com. O site para registro, no entanto, já está no ar.
Por ser um domínio ainda desconhecido - na verdade, um subdomínio .com -, grandes marcas ainda estão disponíveis para registro, como mostra consulta ao site do iG feita pelo IDG Now!. Cocacola.br.com e Skol.br.com, por exemplo, estavam disponíveis até o fim da tarde desta terça-feira (31/5). Nike.br.com, Itau.br.com e Bradesco.br.com já foram registrados.
Segundo o iG, a gestão da terminação br.com é da empresa CentralNIC, do Reino Unido. Como se trata de domínios com terminação .com, segue as normas da Internet Assigned Numbers Authority (IANA). O custo de manutenção do novo domínio será de 99 reais ao ano. O registro pode ser feito pelo site www.ig.com.br/dominio.
br.com e com.br
Para o presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br) e conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Demi Getschko, a decisão de comprar um domínio .br.com envolve pelo menos três questões: a estrutura de suporte, a legislação à qual o domínio é subordinado e a utilizaçao do dinheiro pago pelo registro.
"Disputas de propriedade intelectual tem ocorrido várias vezes", conta Getschko. "Recentemente a rede de postos Ipiranga brigou pelo domínio Ipiranga.com e perdeu. Mas outras empresas, como a Petrobras, já ganharam."
O presidente do NIC.br explica que, caso uma empresa detentora de um domínio .com.br perceba que algum direito ligado a propriedade intelectual tenha sido violado com um domínio .br.com, terá de procurar órgãos internacionais de arbitragem, como a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Wipo, na sigla em inglês).
"Outra questão importante é que, quando alguém registra um domínio .com.br, o Registro.br tenta usar os recursos para devolver benefícios à Internet brasileira, algo que não ocorre quando o domínio é registrado com uma empresa americana", pondera.