NIC.br

Ir para o conteúdo
25 NOV 2009

ICANN quer diversificar gTLDs






Decision Report - 25/11/2009 - [ gif ]
Autora: Ceila Santos
Assunto: Evento

Não tem data certa nem previsão, mas o ICANN ( Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) já anunciou que irá expandir os domínios genéricos de primeiro nível, conhecidos pela sigla gTLDs, do inglês generic Top-level Domain). Karla Valente, diretora de produtos e serviços do ICANN, explica que muitas questões ainda estão sendo analisadas no que se referem à Propriedade Intelectual, Segurança da Informação e impactos técnicos no servidor raiz da internet.

Ela acrescenta que os custos para as empresas interessadas pelo gTLDs já foram estabelecidos. A taxa de inscrição será de US$ 185 mil e  ade manutenção anual, US$ 25 mil. Vinicius Pessin, diretor do UOL Host, que enxerga uma oportunidade de negócio na oferta dos domínios genéricos, avalia que os investimentos são muito mais pesados em função da necessidade de softwares de gestão. “Nós já temos tecnologia para suportar infraestrutura, mas o negócio exige novas tecnologias de aplicação”, explica. Pessin ressalta que os domínios atuais estão acabando e os novos gTDLs permitirão criar combinações para diferentes comunidades.
 
Pablo Hinojosa, coordenador do ICANN para América Latina, ressalta que a expansão dos domínios trará não só diversificação, mas também inovação. Ele exemplifica informando que há manifestações que desejam utilizar os gTDLs como certificações para entidades específicas do terceiro setor. “Vamos expandir os nomes para a internet. É apenas uma nova forma de identificar que pode afetar o mercado de venda de domínios, mas o que pode surgir é imprevisível”, ressalta, ao detalhar que o uso daquilo que está disponível faz a diferença na internet.

Vale ressaltar que hoje existem apenas 21 gTLDs ( exemplo é .com, da Verisign) e 200 códigos de países ( Nic.br responsável pelo domínio .com.br). A ideia da ICANN é multiplicar esses nomes pela rede, permitindo que qualquer empresa ou governo seja responsável pela gestão de domínios diversos como .futebol, .notícias, entre outros.