NIC.br

Ir para o conteúdo
14 JAN 2000

Grupo de "hackers" do Comitê Gestor vai avaliar segurança do iG






Arquivo do Clipping 2000

Veículo: Computerworld
Data: 14/01/2000
Assunto: acesso gratuito a Internet

O Comitê Gestor conta com uma equipe de poderosos hackers - no bom sentido, é claro. Um grupo de dez voluntários de todo o Brasil, especializado em segurança, cuida de todos os aspectos que visam a garantir o funcionamento sem riscos da Internet no Brasil. A mais nova missão deste bem-preparado staff será verificar se o acesso gratuito oferecido pelo provedor iG não implicará riscos para a segurança da Rede no país.

"A solução adotada pelo iG para a conexão do usuário à Web não permite identificar o internauta: o login utilizado é "iG" e a senha é "iG" também. Assim, pode ser possível que um navegante acesse a Internet de um telefone público e introduza spams, penetre em máquinas de outros usuários e hospede conteúdo condenável no site, por exemplo. Quem responderá por estas falhas? O próprio iG ou o autor da façanha?", indaga o coordenador do CGI.br, Ivan Moura Campos, acrescentando que a equipe vai investigar o grau de vulnerabilidade imposto à Web por esta prática do provedor. Caso se chegue à conclusão de que o problema é insolúvel, o grupo consultará o iG para checar quais são as providências cabíveis.

A divulgação deste Grupo de Segurança foi feita ontem, na segunda reunião do Comitê depois de sua reestruturação. Foram anunciados também os Grupos de Engenharia de Redes e de Recursos Humanos, que aproveitaram o encontro para apresentar seu planejamento para este ano. A reunião discutiu, além do oferecimento de acesso gratuito, a parceria do CGI.br com o CNPq para a realização de experiências nas Redes Metropolitanas de Alta Velocidade, já presente em 14 cidades brasileiras e que oferece tráfego de dados a uma velocidade mínima de 155 Mbps. O próximo encontro do Comitê será no dia 10 de fevereiro.