NIC.br

Ir para o conteúdo
24 OUT 2005

Golpes virtuais ganham mais espaço na rede






Arquivo do Clipping 2005

Veículo:Estadao.com.br - Caderno Link
Data: 24/10/2005
Assunto: Segurança

O volume de fraudes pela internet subiu 688% de janeiro a setembro desse ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

Somente no último trimestre, foram registrados cerca de 8.288 incidentes, segundo o Centro de Estudos, Respostas e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, do Comitê Gestor da Internet (www.cgi.br).

Cada vez mais comuns, mensagens falsas chegam por e-mail para roubar informações bancárias alheias. Geralmente, elas chegam à caixa postal com títulos que atraem a atenção do usuário "você está sendo traído" ou "Seu CPF foi cancelado", por exemplo.

Além disso, a cada dia, 20% dos e-mails maliciosos que circulam pela web estão disfarçados de supostas mensagens de banco, segundo a empresa de segurança Trend Micro (www.trendmicro.com/br). Leia mais nesta segunda no caderno de Economia do Estado.

Desconfiar de e-mails recebidos de empresas, instituições ou de remetentes desconhecidos é uma boa alternativa para não cair nesses golpes. Informações sigilosas como senhas e número de cartão de crédito não são solicitados por e-mail.

Também deve-se ficar atento à política de segurança das instituições. O Banco do Brasil e o Banco Real, por exemplo, nunca enviam e-mails para seus clientes.

E o mais importante: arquivos anexados na mensagem eletrônica ou links não devem ser clicados e o programa de antivírus do seu computador precisa estar sempre atualizado.