NIC.br

Ir para o conteúdo
20 JUL 2015

Golpe oferece falso emprego no exterior


Baboo - 16/07/2015 - [gif]


Autor: Lucas Moura
Assunto: Segurança

A promessa de um emprego no exterior, um sonho que para muitos brasileiros parece distante demais. Grupos de fraudadores no Linkedin e sites que oferecem vagas de emprego se aproveitam da ideia, da ingenuidade e as vezes do desespero da busca de um futuro melhor para aplicar seus golpes.
Golpe oferece falso emprego no exterior

Como funciona o golpe de falso emprego no exterior? O golpe de falso emprego no exterior não é tão comum no Brasil e Aparece de diversas maneiras. Consultores de RH oferecem vagas que vão de assistentes a supervisores em grandes corporações.

Dentre elas estão a ExxonMobil, Shell, empresas de petróleo no Reino Unido e até mesmo a Petrobras. Ele começa com a oferta de emprego falsa em um site de empregos. Alguns dias depois de aplicada o candidato recebe um e-mail que teria sido enviado pela subsidiária Malasiana da ExxonMobil, a empresa de petróleo norte-americana.

Os documentos mostrados nesta matéria foram enviados para o BABOO por um dos candidatos lesados, que teve seu nome omitido por questões de sigilo.

Uma pessoa do RH que atende pelo nome de Fatimah Aziz explica que após revisar o currículo a empresa estaria contente com a qualificação e a experiência do candidato. Anexado a esse e-mail está um formulário de “entrevista digital”, que não é nada mais do que um formulário feito no Word.

falso emprego no exterior

Preenchido esse formulário – o candidato recebe mais instruções da falsa funcionária de RH. É hora de assinar o contrato que o tornará um futuro funcionário da ExxonMobil na Malásia. O emprego promete um salário bom, bônus, um apartamento, fundos adicionais em caso de viagens a trabalho e a garantia de que até existiria uma bolsa para cobrir os estudos dos filhos.

Os gastos de mudança seriam pagos pela empresa por meio do adiantamento dos dois primeiros meses de salário. No caso da vaga, US$ 19.600. Um detalhe nesse contrato chama a atenção – a empresa pede que ele seja enviado assinado em um prazo limite de três dias.

Novamente, o trabalho é relativamente “bem produzido”, porém alguns pequenos detalhes que para quem não acompanha comumente o mundo digital podem passar despercebidas. É o caso de tanto ologo como o selo do PDF que foram anexados nos e-mails estavam de terrível qualidade.

Vale apontar também que nenhum desses PDFs estavam com um certificado digital ou alguma solução que garanta a sua veracidade.
falso emprego no exterior

Contrato tenta passar veracidade, mas mostra imagens em baixa resolução

Com o contrato assinado, um outro personagem entrou na jogada, Mohammad Abdullah, o advogado fictício da ExxonMobil. Encarregado de cuidar da “papelada” – vistos de trabalho tanto para o funcionário quanto para a família, atestado de antecedentes e seguro de vida internacional – ele pede um adiantamento de uma quantia maior do que mil dólares para efetuar o processo.

Em todos os questionamentos feitos via telefone ou e-mail, ele assegura que esses documentos são expedidos pela própria empresa e o funcionário pode ficar despreocupado. Assim que ele enviar o depósito em uma conta na Malásia os documentos serão expeditos.

É assim que o grupo consegue os primeiros lucros com o golpe. O funcionário é enganado a realizar dois pagamentos para diferentes tipos de documentos. Tais documentos ficam prontos em questão de dias e são enviados novamente por e-mail.

Não se tratam de um arquivo PDF, um comprovante, nada. Apenas três imagens JPG anexadas no e-mail e em uma qualidade terrível. Até esse estágio quase cinco mil dólares, mais de 15 mil reais já foram enviados para os golpistas.
falso emprego no exterior

Falsa apólice de seguro enviada pelos golpistas

O grupo não para por aí. Com toda a documentação pronta, Mohammad abre uma “conta” em nome do funcionário e o gerente – Mariyam Binti – entra em contato. Antes dela ser aberta ela supostamente teria dois tipos para expatriados: Gold, que requer um depósito de oito mil dólares e Platinum, que pede um depósito de US$ 10 mil.

Anexado a esse e-mail está outro formulário com ainda mais dados e requerimentos do Public Bank Malaysia. Este ao menos existe, apenas o e-mail que está completamente diferente do que os usados para comunicação na empresa.
falso emprego no exterior

Formulário enviado pelo suposto "Public Bank Malaysia"

Os golpistas não aceitavam um “não” como resposta. Após candidato explicar que não havia como transferir essa quantidade de dinheiro, Mariyam Binti sugere que sua esposa faça o depósito. Fatimah Aziz, do falso setor de RH explica em um novo e-mail que este seria o último passo necessário para que a empresa libere os fundos para a viagem e envie todos os documentos via correio.

Quando indagada sobre a vaga ser fraude, Fatimah, seja lá qual for seu verdadeiro nome, entra na defensiva. O candidato aponta para a página oficial da ExxonMobil Malasia que alerta sobre possíveis fraudes de falso emprego no exterior e o pagamento de tarifas para a confecção de documentos. “Isso são as regras usadas por bancos islâmicos”, disse em seu último e-mail.

O motivo da página sobre fraudes estar no ar? Prevenir reclamações “desnecessárias” de funcionários que foram enganados por agentes de recrutamento falsos. Fecha o e-mail de maneira terrivelmente não profissional, comenta que não deve nenhuma desculpas por qualquer irregularidade e que se o candidato ele pode desistir da vaga que a empresa irá processar o estorno dos valores enviados.
Quem está por trás disso e como se prevenir

Ofertas de emprego, a chance de trabalhar de casa, ganhar dinheiro rápido, falso emprego no exterior. Alguns desses scams são tão antigos quanto a própria internet, como a famosa história do príncipe nigeriano que tem uma grande quantia em dólares e precisa de ajuda para transferi-la de ilegalmente.

Um artigo publicado em 2014 pelo New York Times aponta que quase 1/5 desses scams são originados na Nigéria. No caso do golpe de falso emprego no exterior, o domínio usado para o envio de e-mails estava de fato registrado a um residente do país. Esses grupos, sejam nigerianos ou não usam diversas maneiras para obter dados de pessoas que estão em busca de um emprego. De sites de emprego falsos, e-mails, perfis falsos no Linkedin e em outros sites de redes sociais.

Dados publicados pelo IC3, centro de denúncias de crimes na internet dos EUA, mostram que mais de 9 mil pessoas foram lesadas com a fraude de antecipação de recursos (Advance Fee Fraud) – totalizando uma perda de 25 mil dólares. No Brasil, Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) recebeu no ano passado 467.621 denúncias sobre crimes de fraude.

Deles 21,24% eram páginas falsas. Apenas 0,77% eram fraudes como a de antecipação de recursos.
falso emprego no exterior

Dados de denúncias de fraude no Brasil em 2014 (Fonte: CERT.Br)

O Linkedin, assim como outras plataformas, não oferece uma estrutura capaz de resolver os problemas com scammers que oferecem falso emprego no exterior de forma rápida. Reportar um perfil não é garantia que ele será excluído. Alguns grupos criados por usuários dentro do site tentam reduzir a quantidade de lesados, mas não é o suficiente. Perfis que foram identificados como scammers estão ativos um mês após as denúncias.

A primeira linha de prevenção em casos como o golpe de falso emprego no exterior ou qualquer outro tipo, tem de partir do usuário. Desconfie sempre de "empresas" que solicitam pagamentos adiantados, porém com um valor menor do que o salário que receberá e solicitações de respostas urgentes.

A Shell, uma das empresas que é usada para esse tipo de golpe de falso emprego no exterior, informa no site de carreiras que não pede dinheiro durante o processo de recrutamento de novos funcionários.

Em e-mail, a ExxonMobil Brasil apresentou seu posicionamento sobre falsas vagas de emprego ofertadas na internet:

"A ExxonMobil não envia e-mails oferecendo empregos, prêmios ou qualquer outro tipo de garantia para consumidores ou clientes. Não usamos recrutamento ou agências de empregos que cobrem taxas de qualquer tipo aos candidatos. Temos sido informados que, infelizmente, pessoas não autorizadas estão utilizando o nome e a logo da ExxonMobil em e-mails e sites na tentativa de pedir taxas ou informações a interessados em oportunidades de emprego.

Gostaríamos de esclarecer que essas comunicações não são de autoria de ExxonMobil ou de qualquer um de nossos funcionários ou colaboradores. Recomendamos que se você receber qualquer comunicação desse tipo a exclua imediatamente, pois o e-mail pode conter vírus em seu conteúdo."

Algumas multinacionais, como é o caso da Shell, a SAP, dentre outras, oferece um site próprio para cadastrar seu currículo e buscar vagas na sua região.

É possível que, caso a vaga não esteja explicitamente descrita no site de carreiras, seja falsa.

Golpes não se restringem a ofertas de emprego ou prêmios na loteria, existem os golpes do boleto falso, como foi noticiado pelo BABOO em dezembro de 2014. Esse golpe – que se enquadra na categoria de pishing – gera um boleto falso que ao pagar enviará dinheiro para a conta do criminoso.

Se você recebeu um e-mail cuja procedência não pode ser verificada, fique atento a alguns detalhes:

1. Golpistas usam comumente um e-mail parecido com o qual a empresa usaria, apenas com algumas variações. Exemplo: um e-mail do Submarino poderia aparecer como vendas@subnnarino.com.br Uma mudança sutil do “m” para o “n” passa despercebido para muitos.
falso emprego no exterior

E-mail falso do Banco do Brasil pede verificação de dados para que conta bancária não seja fechada.

2. Verifique sempre para onde o link está direcionado. Um link com os dizeres “cadastre aqui” ou “compre já” pode o enviar para uma página que tenta se passar como a “verdadeira” mas quer apenas seus dados. Ao colocar o mouse sobre o link ele aparecerá após alguns segundos sobre o ponteiro ou na parte inferior do navegador.

falso emprego no exterior

3. Sites de venda, internet banking, redes sociais possuem uma identidade comprovada. Ao acessar a área segura do Banco do Brasil, um cadeado aparecerá no canto superior direito da barra de endereço. Clique nele e escolha Conexão no Google Chrome ou Mais Informações no Firefox para ver o certificado de identidade.

falso emprego no exterior

4. Verifique se o site está seguro, ou seja, usa uma criptografia para a transmissão de dados. Ao acessar uma área segura, o endereço muda de http para https. No mesmo painel de identidade comprovada o navegador informa que tipo de criptografia é usado. No caso da imagem acima, TLS 1.0.

Para mais detalhes sobre como esses golpes ocorrem, principais indícios ou detalhes, o site do CERT.br oferece a Cartilha de segurança para internet. Ela contém informações sobre golpes, SPAM, ataques, como manter uma conta segura e muito mais. Versão PDF e ePub podem ser obtidas na página de downloads.