Fuja do SMS; Saiba quais autenticadores 2FA são mais seguros
Rádio Agência | Ajudante Digital - 10/11/2024 - [gif]
Autor: Leyberson Pedrosa
Assunto: Segurança na Internet
No terceiro episódio do Ajudante Digital, Leyberson Pedrosa aborda a importância da Autenticação em Dois Fatores (2FA) para proteger as contas de quem usa redes sociais, e-mails e bancos on-line. Ele explica como essa segunda etapa de verificação adiciona uma camada extra de segurança, exigindo dois tipos de autenticação: algo que o usuário sabe (como uma senha) e algo que o usuário possui ou representa (como um token físico, biometria ou código enviado para o celular).
Para ilustrar, Leyberson usa a analogia com o acesso a um quarto de hotel, onde a senha equivale ao cartão de entrada, enquanto o segundo fator seria uma senha verbal combinada entre os hóspedes do quarto.
A coluna explora as três categorias principais de autenticação: algo que você sabe (senha), algo que você tem (cartão de acesso ou token) e algo que você é (impressão digital ou reconhecimento facial).
Qual 2FA usar
Em vez de usar o SMS como fator de autenticação, devido ao risco de clonagem de chips, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.BR) recomenda o uso de aplicativos específicos de autenticação. Leyberson menciona algumas opções, como o Microsoft Authenticator e o Google Authenticator, que oferecem a vantagem de sincronizar os tokens na nuvem, facilitando o acesso mesmo após a troca de dispositivo.
O episódio também inclui recomendações para imprimir e guardar uma lista de códigos de verificação como backup, caso o dispositivo principal seja perdido. A atualização periódica dos dados pessoais nos serviços online é outra dica importante para facilitar eventuais recuperações de contas.
Para saber mais ou sugerir temas futuros para o Ajudante Digital, entre em contato pelo WhatsApp 11 97469-0138. ou deixe seu comentário no canal do Ajudante Digital no Spotify.