NIC.br

Ir para o conteúdo
19 DEZ 2006

Fraudes em alta






Veículo: B2B Magazine
Data: 19/12/2006
Assunto: Segurança

Crescem os golpes e as fraudes virtuais na web. Segundo os últimos dados divulgados pelo Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), entre janeiro e setembro desse ano houve o registro de cerca de 137 mil incidentes, mais que o dobro dos ataques registrado em 2005 (68 mil).

A profissionalização dos invasores já é tanta que somente este ano a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) visa encerrar 2006 com investimento de aproximadamente 5,3 bilhões de reais em novas tecnologias e infra-estrutura para combater os hackers. "A profissionalização dos invasores é tão grande que só prestando atenção nos mínimos detalhes é que o internauta pode perceber a tentativa de fraude", afirma o diretor-executivo da OS&T Informática e especialista em segurança digital, Sérgio Leandro.

O crescimento no índice das tentativas de fraudes está relacionado ao aumento de acesso da classe C e do público feminino à internet, pois este público ainda não coloca em prática alguns cuidados que asseguram as informações digitais.

Segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.Net) nos próximos cinco anos, o número de internautas com renda inferior 1 mil reais deve crescer 40%. Já em relação ao público feminino, entre os internautas ativos, ou seja, no universo dos 13,6 milhões de pessoas que 'navegam' pelo menos uma vez ao mês, elas já representam 48% (6,5 milhões de usuárias), revelou a pesquisa realizada pelo Ibope/NetRatings.

De acordo com Sérgio Leandro, o problema acontece porque esse público ainda não possui conhecimento adequado para distinguir o que pode ser uma ameaça ou não. "É preciso prestar atenção em detalhes como atualização do antivírus, veracidade dos e-mails recebidos e nos links que são acessados. Principalmente nesta semana do Natal os hackers devem usar artifícios como falsos cartões de natal e links indicando promoções incríveis", finaliza Leandro.