NIC.br

Ir para o conteúdo
06 MAI 2011

Falha em servidores do Registro.br atrapalha acesso a sites .br






IDG Now! - 06/05/2011 - [ gif ]
Assunto: .br

Responsável pelo domínio de sites, Registro.br teve queda de três servidores na tarde hoje, 6/5. Segundo órgão, situação já está normalizada.

Uma falha registrada na tarde de hoje (6/5) em servidores do Registro.br tirou do ar por cerca de duas horas muitos sites administrados pelo órgão, que é responsável pelo registro de domínios da Internet no País.

As informações foram divulgadas em comunicado do chefe do Registro.br, Frederico Neves, que há pouco afirmou, em novo comunicado, que a situação foi normalizada às 18h10.

O que aconteceu
Segundo o comunicado inicial do Registro.br, houve um problema operacional durante uma atualização parcial de seus clusters (espécie de sistemas em que máquinas trabalham de forma conjunta) que derrubou três servidores DNS (a,b,e) do serviço e fez com que fossem retirados de operação às 16h39.

Por outro lado, os clusters restantes (c, d e f) não apresentaram problemas, de acordo com o Registro.br.

DNS
O DNS é a tecnologia de bastidores que converte os endereços Internet compreensíveis usados pelos humanos (como www.pcworld.com) em endereços IP pelos quais os computadores ligados à Internet são efetivamente conhecidos (como 70.42.185.10).

O DNS é geralmente chamado de “catálogo telefônico da Internet” e praticamente todo computador do planeta faz uso dele. Em termos simples, o DNS é como uma grande base de dados construída a partir de várias fontes independentes. Nomes de domínio que terminam em .com, .org, .edu e assim por diante são controlados por organizações que compartilham os dados de onde os computadores “moram” com o resto do mundo via sistema DNS.

Mais discutido
A falha temporária nos servidores fez inclusive com que o assunto fosse um dos mais discutidos no Twitter em São Paulo. O termo "DNS" atualmente aparece em oitavo lugar nos trending topics (tópicos mais discutidos) do microblog.