NIC.br

Ir para o conteúdo
09 JAN 2004

EXCLUSIVO: Estudo do NBSO traça retrato do spam em redes do país em 2003






Arquivo - Clipping 2004

09 de janeiro de 2004

Veículo: Módulo Security Magazine
Autor: Luis Fernando Rocha

Dando continuidade ao processo de manter um retrato do problema de spam no país e tentar ajudar as redes a definir políticas e procedimentos que as permitam tomar ações mais efetivas, o grupo de segurança NIC BR Security Office (NBSO) divulgou nesta semana os resultados de estatísticas obtidas durante o ano de 2003.

Segundo o grupo, "o número total de e-mails processados no ano de 2003 foi superior a quatro milhões, com as reclamações concentrando-se nas categorias de Spamvertised Website e Open Proxy". Para quem não sabe, o Spamvertised Website é classificado como reclamações sobre máquinas que hospedam páginas com produtos e serviços sendo oferecidos no spam.

Em entrevista para Módulo Security Magazine, publicada 17/11, a Analista de Segurança Sênior do NBSO, Cristine Hoepers, explicou que na comunidade internacional uma rede que hospeda uma página com produtos anunciados por spam é considerada uma rede que dá suporte às atividades dos spammers. "Muitas vezes isso tem uma repercussão pior do que em casos em que um usuário da rede enviou um spam", disse.

Segundo a especialista, essas estatísticas podem trazer benefícios na prevenção e no combate a disseminação do spam pela web brasileira. "Elas ajudam nosso grupo a identificar quais são as redes que necessitam de auxílio para resolver os problemas de abusos relacionados com spam, qual o tipo de abuso mais cometido e a proporção que este tipo de abuso está tomando", revelou.

Além disso, ela destaca outro fator fundamental. "Do ponto de vista das redes que estão listadas, estas estatísticas as ajudam a identificar quais as porções da rede e quais os clientes mais problemáticos. Deste modo, elas podem direcionar seus esforços e priorizar as ações a serem tomadas", explicou.

Quem tiver interesse em saber mais detalhes sobre a origem dos dados utilizados no levantamento, o grupo recomenda a leitura do artigo "Projeto e Desenvolvimento de um Sistema de Controle e Acompanhamento de Notificações de Spam".

Saiba mais:

Estatísticas de Notificações de Spam Reportadas ao NBSO

"NBSO lança estatísticas de spam em redes brasileiras"

"Projeto e Desenvolvimento de um Sistema de Controle e Acompanhamento de Notificações de Spam" (em PDF)