NIC.br

Ir para o conteúdo
13 FEV 2019

Evento promove debates e cursos sobre internet


Mais PB - 12/2/2019 - [gif]


Assunto: Infraestrutura da Internet

O Estado da Paraíba é considerado um dos exemplos expressivos do aumento do acesso à internet via provedores regionais na região Nordeste do Brasil. Segundo a ANATEL (Agência nacional de Telecomunicações), a Paraíba apresentou um crescimento de 33% no acesso à internet em banda larga fixa, em 2018, passando de 79.859 pontos de acesso, em janeiro de 2018, para 106.209, em dezembro de 2018. De 13 e 15 de fevereiro, a cidade de Campina Grande, Paraíba, receberá o evento itinerante “ABRINT na Estrada”, um encontro promovido pela ABRINT (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações) com o intuito de levar a tecnologia mais perto do pequeno provedor, além de promover debates e cursos de capacitação.

O evento contará com palestras relacionadas ao setor de Telecom e um minicurso do NIC.br sobre IPv6 e segurança de rede. O encontro é destinado a todos os provedores regionais associados da ABRINT e não associados. Para participar, basta levar 1Kg de alimento não perecível. A inscrição pode ser feita neste link. Toda a arrecadação será doada para uma instituição de caridade local.

Acesso à internet via fibra óptica cresce 77% no Nordeste

Segundo a Anatel, em 2018, houve um aumento de mais de 30% no total de acessos realizados por provedores de internet no Nordeste, região que contempla os Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia: 1.061.278 pontos de acessos, em janeiro de 2018, para 1.388.571, em dezembro do mesmo ano.

O acesso à internet por meio da fibra óptica no Nordeste também teve um aumento expressivo. Em 2018, houve um crescimento de 77% no uso dessa tecnologia. Esse número foi ainda maior na Paraíba, atingindo 93%, saltando de 21.708 pontos de acesso à internet, em janeiro, para 41.937, em dezembro.

Programação – ABRINT na Estrada Nordeste

No primeiro dia do evento, 13 de fevereiro, Basílio Perez, diretor da ABRINT, apresentará a palestra “A importância da regularização para o crescimento do setor”. Em seguida, Ronaldo Couto, Primori e Rogério Couto, da RL2M, falarão sobre “Eficiência Operacional para Provador FTTH”.

Mais tarde, Basílio Perez e Márcio dos Santos, consultor da Futurion, apresentarão a palestra sobre “As diferenças entre Serviço de Comunicação de Multimídia (SCM) e Serviço de Valor Adicionado (SVA)”. Temas como a regularização da rede, estratégias de crescimento do provedor, regras de uso de equipamentos homologados e eficiência operacional para provedores Fiber To The Home (FTTH) também serão abordados no dia.

Na quinta-feira, 14, as palestras serão focadas na atuação da ABRINT para a viabilização de alternativas de financiamento para provedores; gestão de negócios; segurança da rede e como se proteger a ataques; as exigências para se ter um CDN (Content Delivery Network ou Rede de Distribuição de Conteúdo em português) e a experiência do usuário como estratégia de diferenciação da concorrência.

O último dia do evento, 15 de fevereiro, será destinado a um minicurso do NIC.br sobre o IPv6, versão mais atual do protocolo de internet, que substitui o IPv4 e outro sobre como proteger a infraestrutura de roteamento BGP e os seus equipamentos, ambas ministradas por Antonio Moreiras, gerente de desenvolvimento e projetos do NIC.br.

“Pela primeira vez, estamos realizando o evento na Paraíba. Esperamos receber um grande número de participantes, tendo em vista o aumento de provedores regionais na região. Trazer temas do mercado mais para perto dos profissionais da área e fomentar essas discussões são os nossos objetivos com o ABRINT na Estrada Nordeste”, afirma Perez.