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16 ABR 2004

Estatísticas do NBSO revelam a incidência de spam na internet brasileira






Arquivo - Clipping 2004

16 de abril de 2004

Veículo: Módulo Security Magazine
Autor: Luis Fernando Rocha

Mais de um milhão de e-mails com reclamações sobre a prática de spam nos três primeiros meses de 2004. Esses são os números das estatísticas de reclamações direcionadas para o grupo brasileiro de resposta a incidentes de segurança NIC BR Security Office (NBSO).

Para se ter uma idéia da gravidade e tamanho da circulação de spam pela internet no país, no ano passado esse índice atingiu cerca de quatro milhões de e-mails. Assim como em 2003, "Spamvertised Website" e "Open Proxy" continuam sendo as categorias com o maior número de reclamações.

Segundo Marcelo Caetano Chaves, analista de segurança do NBSO, a diminuição no número de redes que hospedem sites com propaganda citada em spam ("Spamvertised Websites") depende da definição, por parte das empresas e provedores, de políticas de uso aceitável que impossibilitem a hospedagem de páginas web com conteúdo impróprio, ilegal ou ligado a atividades abusivas.

"É importante que estas políticas também permitam que as páginas sejam retiradas do ar, uma vez que estas atividades sejam identificadas. Já o número elevado de reclamações de proxy aberto deve-se, em parte, ao crescimento no número de máquinas conectadas através de banda larga, sendo utilizadas por terceiros para realização de atividades abusivas", revela.

Diante desse cenário, o especialista diz como essas estatísticas podem ajudar na prevenção e combate ao spam no país. "Todos os usuários ou instituições que fazem parte da comunidade Internet brasileira podem consultar os dados para obter informações sobre a situação atual em termos de spam no Brasil", relata.

Além disso, Marcelo Caetano explica que os responsáveis pelas redes citadas nas reclamações de spam podem seguir três importantes recomendações para reverter tal quadro:

  1. Direcionar esforços para os segmentos de sua rede que apresentem o maior número de reclamações, priorizando o combate dos problemas mais sérios e emergenciais;
  2. Analisar e comparar as estatísticas recém-lançadas com estatísticas anteriores, permitindo assim avaliar se as reclamações, de determinado tipo de abuso e associadas a determinados segmentos de uma rede, reduziram ou até mesmo cessaram;
  3. Por último, relacionar uma determinada categoria de reclamação de spam associada a um segmento de sua rede com um determinado serviço prestado. "Por exemplo, uma fornecedora de acesso à Internet poderia identificar que reclamações da categoria 'Proxy Aberto' estão relacionadas a determinados segmentos de sua rede", orienta.

Saiba mais:

Estatísticas do NBSO - Spam - 1º Trimestre de 2004

Cartilha de Segurança para Internet

Práticas de Segurança para Administradores de Redes Internet

EXCLUSIVO: Estudo do NBSO traça retrato do spam em redes do país em 2003

NBSO lança estatísticas de spam em redes brasileiras