NIC.br

Ir para o conteúdo
05 SET 2011

Empresas investem em mídias sociais






Diário da Amazônia - 05/09/2011 - [ gif ]
Assunto: Indicadores CETIC.br

A internet é uma facilitadora para quem quer se informar, conhecer e tirar dúvidas sobre determinado assunto com agilidade. As empresas perceberam esse diferencial no relacionamento com o consumidor e apostam em uma nova forma de atendimento ao internauta. Isso modificou a forma que as empresas tinham de se comunicar, sua presença digital é cada vez mais sentida por quem busca seus produtos e serviços na web.

Segundo informações do Comitê Gestor de Internet no Brasil, os usuários dessas ferramentas somam cerca de 50 milhões. Com as redes sociais se tornando cada vez mais populares, as empresas estão criando perfis para atuar de forma mais próxima dos seus consumidores.

O uso das redes sociais com consciência faz com que a empresa cresça, ganhe espaço no mercado em que atua, além de aumentar a sua visibilidade a baixo custo.
Através da interação com os usuários as empresas conseguem tirar dúvidas, fazer pesquisas qualitativas, saber o gosto e a preferência de cada um, além de identificar e realmente traçar o perfil dos consumidores. Isso serve para saber onde atuar com determinada ação para o público e assim aumentar suas vendas e lucros.

Uma pesquisa realizada pelo Altimer Group e Wetpaint para a revista Business Week, revela que as 100 empresas mais valiosas do mundo mostraram que os empreendimentos que investem em mídias sociais apresentam melhores resultados e receitas finais mais recheadas.

Tem que estudar, gerenciar e produzir

Seja qual for o porte da empresa, a presença nas redes sociais é um benefício, principalmente devido ao baixo custo que isso demanda. Porém, não ter gastos com as redes sociais faz com que as empresas metam os pés pelas mãos ao entregarem a gestão da sua imagem a uma pessoa desqualificada. Para isto existe o analista de mídias sociais, ele é quem vai gerenciar e produzir conteúdo, estudar o comportamento dos usuários e pensar em estratégias.  

Fred Perillo, jornalista e dono de agência de comunicação digital, diz que muitos empresários delegam suas mídias aos jovens que gostam de internet e que possuem habilidades com essas ferramentas. Fred comenta que “o analista tem que ser um profissional que, além de dominar tecnicamente as ferramentas, entenda de ‘gente’, tenha noções de marketing, psicologia e comunicação”

Fred também afirma que a capacidade intelectual é significativamente mais importante que dominar as técnicas das ferramentas. “O Twitter, por exemplo, tem cinco comandos básicos, qualquer um domina em poucas horas de treinamento. Agora, bagagem cultural não se adquire num piscar de olhos”, ressalta.

Para Maíra Martini, gerente de marketing de uma fábrica de refrigerantes da Capital, a iniciativa de estar nas redes sociais foi para ficar ainda mais perto dos consumidores. “Através deste canal de comunicação e interação com o público nós podemos saber o que está acontecendo com o produto, monitorar o nome da marca e melhorar o que está sendo pedido pelo cliente”, finaliza.