NIC.br

Ir para o conteúdo
13 SET 2022

Empresas de Telecom passam a sublocar infraestrutura de TI


Channel 360 - 12/9/2022 - [gif]


Assunto: TIC Empresas

Cada vez mais popular entre as empresas, o outsourcing de TI vem conquistando também as companhias de telecomunicação, que agora atendem de forma mais ampla uma nova fatia do mercado. Para receber essa demanda, a Arklok, empresa referência na locação de equipamentos, fornece toda a infraestrutura necessária para o serviço de sublocação. Entre as vantagens dessa expansão no escopo de trabalho das operadoras de rede, destaca-se a praticidade oferecida aos clientes.

"Ultimamente observamos um aumento na procura para a sublocação. Dessa forma, locamos nossos equipamentos para as companhias de Telecom que alugam para os seus clientes. Nada muda nesse escopo de trabalho, continuamos oferecendo todo o suporte e benefícios do outsourcing, a diferença é que a empresa de telecomunicação faz toda a intermediação e nós assumimos toda a responsabilidade do serviço'', explica Renan Torres, vice-presidente da Arklok.

Atualmente, os consumidores das empresas especializadas em rede exigem um atendimento 360° que contempla serviços que transcendem as atividades previstas no escopo de trabalho desse setor.

"As companhias que procuram as empresas de telecomunicações buscam por praticidade, além de um serviço de qualidade. Por isso, é cada vez mais comum atendermos clientes que incluem no contrato de locação equipamentos de tecnologia, e dessa forma, eles não precisam se preocupar com nada, pois fornecemos todos os equipamentos, a parte de comunicação e rede. Além disso, centralizamos todos os serviços em um único contrato, deixando todo o processo mais prático e menos burocrático", ressalta Bruno Barbosa de Assunção, vice-presidente da área de comercial e marketing da Telecall, proprietária de uma rede de fibra de alta capacidade.

Assim como a Telecall, muitas outras empresas do segmento estão incluindo o outsourcing no escopo dos seus trabalhos. Para isso, é necessário contar com o apoio de companhias especializadas nesse tipo de trabalho, como a Arklok.

A disponibilização de hardware nos contratos ofertados aos clientes é uma atualização mercadológica que implica na captação de novos clientes. Assim como muitos negócios se adaptaram às novas demandas de uma sociedade cada vez mais conectada, o setor de telecomunicação também precisou reestruturar a forma como disponibiliza suas soluções.

" Passamos a incluir a possibilidade de locar a infraestrutura de TI no começo de 2022. Desde então, notamos uma procura considerável por esse tipo de 'combo' de soluções. Mais de 35% dos novos negócios da empresa incluem a disponibilização dos equipamentos que locamos da Arklok, a tendência é que esse número cresça ainda mais no próximo ano", frisa Carlos Eduardo Sedeh, CEO da Megatelecom.

Com um retorno positivo e projeção de novos clientes em carteira, a Telium Network, companhia que atua no setor desde 2004, por meio de uma rede própria robusta, também está entre as empresas que incluíram no seu modelo de negócio o outsourcing. Além de oferecer para a carteira de clientes a possibilidade de locar os equipamentos, a empresa também usufrui dos benefícios da locação, já que conta com toda a sua infraestrutura de TI fornecida pela Arklok.

"Além de nós usufruirmos dos benefícios da locação também garantimos que -os clientes possam contratar esse tipo de serviço. Até o momento, tivemos diversos feedbacks positivos sobre o serviço, afinal, resolvemos várias dores de uma única vez, e otimizamos os custos e gastos operacionais das empresas'', reforça Denis Martinelli, diretor de vendas da Telium Networks.

De acordo com a TIC Empresas, levantamento do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), houve um crescimento de 60% na adesão de contratos oferecidos por empresas como a Arklok, que garantem a terceirização completa da estrutura de tecnologia. A expectativa é que o setor continue crescendo e convertendo novas frentes de mercado, já que aos poucos, a estrutura desse tipo de serviço está conquistando mais adeptos.