NIC.br

Ir para o conteúdo
23 MAR 2006

Empresas apostam no comércio pela web






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: Fórum SEPRORJ
Data: 23/03/2006
Assunto: Indicadores

Os dados da pesquisa realizada pelo CGI revelam: 44% das empresas consultadas e 76% das empresas com mais de mil funcionários fizeram pedidos para a compra de produtos ou serviços via e-mails digitados manualmente, em 2005. O percentual de pedidos feitos via internet sobre o total das compras, excluindo os impostos, foi de 25% ou mais, em 15% das empresas consultadas.

As empresas também estão vendendo mais pelas vias eletrônicas: 58% das empresas pesquisadas receberam pedidos via e-mails digitados manualmente no mesmo período, e 28% receberam pedidos por outros meios, via internet.

Os benefícios mais apontados pelas empresas para o uso dessa ferramenta para gerar negócios são: menor custo (74%); manter o passo com a concorrência (73%); mais qualidade de serviços para o consumidor (70%) e tempo de transação reduzido (68%).

A pesquisa traz ainda uma informação importante para a definição de políticas públicas de inclusão digital: a grande barreira ao uso do computador é a falta de recursos da população para comprar o equipamento e pagar pelo acesso à Internet. "Quando o preço cai, aumenta a decisão de consumo. Se fosse cobrado R$ 10,00 mensais pelo acesso, por exemplo, 72% dos pesquisados estariam dispostos a pagar", analisou Rogério Santanna.