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06 FEV 2004

Empresa aérea Gol alerta para circulação de mensagens falsas






Arquivo - Clipping 2004

06 de fevereiro de 2004

Veículo: Módulo Security Magazine e VoeGol.com

Parece que os fraudadores de e-mail escolheram como alvos principais de seus ataques no começo desse ano as empresas de aviação aérea do país. Depois da Varig, é a vez da companhia de linhas aéreas Gol divulgar uma nota oficial alertando os usuários de internet para circulação de mensagens falsas.

Em informe publicado com destaque em seu site, a Gol explica que "um e-mail ofertando um 'Cartão Gol' com descontos está circulando pela internet". Segundo a empresa, "trata-se de uma mensagem falsa que tem por objetivo espalhar um vírus de computador" e que a Gol "não tem por prática enviar mensagens com anexos ou arquivos executáveis para seus clientes".

Confira a íntegra do comunicado lançado pela empresa.

Varig também alertou

No final de janeiro, foi a vez da companhia área brasileira Varig lançar um comunicado para imprensa, alertando a circulação de uma mensagem falsa envolvendo o nome do Programa Smiles da empresa.

A Varig ressaltou ainda que suas "comunicações são claras (...) prestando-lhe informações das promoções, novidades e notícias. Por isso, caso receba alguma comunicação que levante dúvidas, não hesite em nos contatar para confirmar sua autenticidade".

O "Programa Smiles" é um programa de milhagem das empresas do Grupo VARIG, que conta com a participação de cerca de 4.600.000 participantes e mais de 80 parceiros.

Fraudes no Brasil

Em 2003, as fraudes reportadas foram seis vezes maiores que em 2002. Essas constatações estão presentes nas últimas estatísticas de incidentes reportadas para o NIC BR Security Office (NBSO), grupo de resposta a incidentes ligado ao Comitê Gestor de Internet no Brasil.

Segundo o NBSO, esse crescimento é explicado, "em parte, pela maior exposição do problema na mídia e pelos diversos casos de sucesso envolvendo a atuação das polícias, que estimularam a notificação de tais tipos de incidentes".

Em entrevista recente para Módulo Security Magazine, Cristine Hoepers, Analista de Segurança Sênior do NBSO, disse que "mesmo utilizando apenas ferramentas e técnicas amplamente conhecidas, os fraudadores estão explorando a falta de conhecimentos aprofundados da maior parte dos usuários, e a tendência deles de acreditar nas mensagens que são enviadas pela web".

"Esta combinação faz com que aqueles que não dominam os aspectos técnicos em geral sejam ludibriados pelos e-mails falsos, sites clonados e outros subterfúgios utilizados", alertou.

A especialista relatou ainda que os fraudadores utilizaram diversas técnicas para perpetrar suas atividades ilícitas. "Cabe destacar: envio de spams, utilização de proxies abertos para envio destes spams, invasão de servidores de DNS vulneráveis etc", disse.

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