NIC.br

Ir para o conteúdo
15 JUL 2019

Em mais de 30 localidades e espalhado pelas cinco regiões brasileiras, IX.br completa 15 anos de operação


Eletronet - 15/7/2019 - [gif]


Assunto: 15 anos do IX.br

Consolidado entre os maiores Pontos de Troca de Tráfego de Internet do mundo, o IX.br completou 15 anos de operação no Brasil neste mês de julho.

Presente em mais de 30 localidades, nas cinco regiões brasileiras, o IX.br é responsável por promover a infraestrutura necessária para a interligação direta entre as redes autônomas que participam da Internet no Brasil.

A operação do IX.br foi iniciada em julho de 2004, após aprovação do CGI.br do projeto PTT Metro. A iniciativa atendeu inicialmente a região metropolitana de São Paulo e incluiu o primeiro Ponto de Troca de Tráfego do Brasil, operado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) desde 1998.

O modelo adotado pelo IX.br (PTT Metro) permitia que, ao conectar-se, todos os seus participantes trocassem tráfego entre si, o que atraiu a adesão cada vez maior de provedores de conteúdo e de acesso. 

O número de participantes únicos após os dez anos passava de 788, chegando hoje a 2.394. Hoje o IX.br registra mais de 7 Tb/s de pico de tráfego Internet, sendo o PTT de São Paulo responsável por cerca de 5 Tb/s, por exemplo, é mundialmente o maior em número de redes interligadas e o terceiro considerando o tráfego de dados.

Para suprir a demanda latente do mercado, a companhia lançou o Full IPix, que entrega serviços de trânsito IP de alta qualidade e disponibilidade, de forma descentralizada diretamente nos IX.br nacionais para um potencial de até 2300 provedores.

A Eletronet já disponibiliza o serviço em 9 PIXes e tem como parte de sua estratégia a implementação de mais 6 até o final do ano. Realizando uma expansão Norte-Sul, os novos PIXes estarão localizados em: Campina Grande – PB, Belo Horizonte – MG, Recife – PE, Londrina – PR, Maringá – PR e Natal – RN.

Fonte: NIC.Br – IX.br completa 15 anos de operação, consolidado entre os maiores Pontos de Troca de Tráfego Internet do mundo