Eleições 2018: Comitê Gestor da Internet no Brasil lança guia voltado ao combate à desinformação e às fake news
Rádio Câmara - 21/08/2018 - [gif]
Autor: Edson Júnior e Elisabel Ferriche
Assunto: Guia "Internet, Democracia e Eleições"
A publicação, que pode ser acessada gratuitamente na internet – no sítio cgi.br –, traz dicas práticas para evitar que os eleitores sejam vítimas ou compartilhem notícias falsas
Com a proximidade das eleições gerais de 2018, o Comitê Gestor da Internet no Brasil lançou um guia voltado ao combate à desinformação e à disseminação de notícias falsas no processo eleitoral.
A publicação, que pode ser acessada gratuitamente na internet, no sítio cgi.br, traz dicas práticas para evitar que os eleitores sejam vítimas ou compartilhem notícias falsas.
Para falar sobre o guia, denominado “Internet, democracia e eleições”, o Painel Eletrônico convidou Sérgio Amadeu, coordenador do grupo de trabalho Internet e Eleições, do Comitê Gestor da Internet.
Na entrevista, Sérgio Amadeu explicou que o guia está dividido em cinco partes e inclui uma explicação sobre o funcionamento das redes sociais e o modelo de negócios adotado por várias empresas de internet; questões relativas às eleições, à propaganda eleitoral e aos fenômenos de desinformação on-line; diretrizes que devem ser observadas pelos agentes empenhados no combate à desinformação. Além disso, o guia tem dicas para não ser vítima de notícias falsas, como, por exemplo, desconfiar da informação, pensar antes de compartilhar e verificar na fonte original a veracidade da notícia.
Clique aqui para acessar a publicação.