Dia da Internet Segura promove debate sobre direitos humanos, educação e segurança no meio digital
Brasil, país digital - 31/1/2025 - [gif]
Assunto: Cursos e eventos
O Dia da Internet Segura, celebrado sempre na primeira ou segunda terça-feira de fevereiro, é uma campanha global realizada em mais de 180 países, que busca mobilizar diferentes setores na promoção de um ambiente digital mais seguro, ético e responsável. A data foi estabelecida pela Rede Insafe na Europa e trazida para o Brasil pela SaferNet, que a realiza desde 2009, contando sempre com as parcerias do NIC.br e CGI.br.
Pela segunda vez consecutiva, o principal evento brasileiro alusivo à data será realizado em dois dias, no auditório do edifício Bolsa de Imóveis, em São Paulo. O objetivo é ampliar e aprofundar os debates em torno do tema e propor estratégias de proteção, especialmente para crianças, adolescentes e jovens nos ambientes digitais.
Este ano, a SaferNet foca sua atenção em três eixos principais:
- A defesa dos Direitos Humanos, por meio da divulgação dos dados de 2024 da Central Nacional de Crimes Cibernéticos, mantida pela ONG no canal www.denuncie.org.br, que existe desde 2006 e envia ao Ministério Público Federal denúncias de usuários da internet sobre imagens de abuso e exploração sexual na internet (pornografia infantil), apologia a crimes contra a vida e tráfico de pessoas. A SaferNet também divulgará os dados do canal de ajuda, o Helpline, mantido pela organização para orientar pessoas em situação de violências na internet;
- Educação para o uso mais ético, responsável e cidadão da internet, celebrando professores e estudantes que com iniciativas criativas ampliaram o debate sobre a cidadania digital em suas comunidades utilizando a Disciplina de Cidadania Digital da SaferNet, uma parceria da ONG com o governo do Reino Unido. Durante o evento será anunciado o resultado final do Prêmio Cidadania Digital em Ação. Os cinco finalistas são da Bahia, Ceará, Paraíba, Paraná e Rio Grande do Norte;
- Segurança digital. Durante o evento a SaferNet e seus convidados debaterão diferentes aspectos sobre como ampliar a segurança na internet. Um dos debates discutirá a proteção ao ransomware – o sequestro de dados.
A programação completa será divulgada em breve no site do evento e haverá transmissão ao vivo no YouTube da SaferNet para quem não puder comparecer.