NIC.br

Ir para o conteúdo
26 AGO 2009

Demi Getschko, pioneiro da internet, dá palestra em Sto. André






ABCD Maior - 26/08/2009 - [ gif ]
Autora: Deise Cavignato
Assunto: PTT

Empresário acredita que Região pode contribuir com tecnologia nacional através do PTT

O diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, Demi Getschko, acredita que o ABCD pode contribuir com a tecnologia nacional através do PTT (Ponto de Troca de Tráfego) que faz conexão direta entre as redes que compõem a internet brasileira. Uma das principais vantagens deste modelo é a racionalização dos custos, já que o tráfego é resolvido direto e localmente e não através de redes de terceiros, muitas vezes fisicamente distantes.

"O ABCD tem muita gente para pouco espaço e isso gera um desempenho e qualidade melhor para os usuários", afirmou Demi Getschko para cerca de 80 alunos da Fundação Santo André durante a 7ª Semana das Engenharias.

Pioneiro - Demi Getschko é engenheiro eletricista formado pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo).Trabalhou no Centro de Processamento de Dados da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) entre 1986 e1996. Nesse período, foi coordenador de operações da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e participou do esforço da implantação de redes no País. Foi um dos responsáveis pela primeira conexão TCP/IP brasileira, em 1991, entre a Fapesp e a Energy Sciences Network (ESNet), nos Estados Unidos, por meio do Fermilab (Fermi National Accelerator Laboratory). Por isso, é considerado um dos pais da Internet brasileira.

Demi Getschko acredita que a internet era vista antes apenas por meio de computadores. Para Getschko, as pessoas começam a se envolver com as redes, oque permitirá, dentro em breve, que a internet seja utilizada através de objetos. "A geladeira vai ver que falta leite, vai falar para o dono e se o patrão quiser, poderá fazer um pedido num supermercado próximo tirando diretamente dinheiro do banco", explicou.

Getschko também falou da democratização da internet. "O governo pode usar pesquisas realizadas há quatro anos atrás até hoje para poder fazer programas de inclusão digital". Para alguns especialistas Getschko é considerado o "pai" da internet no Brasil.

Robótica - A Semana das Engenharias realiza na sua sétima versão palestras sobre meio ambiente, gestão de resíduos, termoplásticos e metais nas indústrias, telecomunicações no século 21, software para engenharia, eficiência energética e empreendedorismo. Outro destaque das atividades é a robótica, que esteve presente no segundo dia de palestras. O representante da Extreme Robot, Denis Souza, levou o Robocup, um robô que joga futebol, para apresentar para os estudantes.

A Robótica Móvel Inteligente está sendo investida no Brasil, mas ainda a passos lentos. "Uma simples máquina que joga futebol não tem que só andar, tem que reconhecer o ambiente, saber se é a bola ou se é o outro robô que está perto. O inventor tem que ter noções de mecânica, eletrônica, física e outras coisas, por isso, os investimentos são tão caros e difíceis", contou Souza.

De acordo com o professor e diretor da FAENG (Faculdade de Engenharia Engenheiro Celso Daniel), Mario Golçalves Garcia, as palestras são de níveis altos e há mais de 4 mil vagas disponíveis para alunos e para o público em geral participar das palestras. "Trouxemos pessoas de renome para a faculdade e outras pessoas terão a oportunidade de ver", afirmou Denis Souza.