NIC.br

Ir para o conteúdo
01 DEZ 2004

Cursos capacitam profissionais do Brasil e do exterior






Arquivo - Clipping 2004

A formação de CSIRTs no país

Dezembro de 2004

Veículo: Computação Brasil
Autor: Mariana Balboni

Reportagem em formato PDF (336 KB)

NBSO ministra quatro cursos do CERT Coordination Center (CERT/CC), destinados a profissionais que atuam em Grupos de Segurança e Resposta a Incidentes ou envolvidos com tratamento de incidentes de segurança. O CERT/ CC é um centro de excelência em segurança na Internet, localizado no Software Engineering Institute, instituto de pesquisa e desenvolvimento mantido pelo governo dos Estados Unidos e operado pela Universidade Carnegie Mellon.

Muito concorridos, os cursos são oferecidos em média duas vezes por ano, para cerca de 20 participantes. No final de novembro o Advanced Incident Handling for Technical Staff reuniu durante uma semana, em São Paulo, profissionais da área de segurança com experiência em tratamento de incidentes. O curso abordou tanto ataques comumente usados quanto novos ataques deflagrados contra diversos sistemas operacionais e arquiteturas diferentes.

Entre os participantes estava Marita Maestrelli, estatística formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com pós-graduação em Pesquisa Operacional na Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ) e integrante da Coordenação de Engenharia e Operações da Rede-Rio, rede acadêmica coordenada pela FAPERJ que dá conectividade a diversas instituições do estado do Rio de Janeiro. Responsável pela segurança da rede e por tratar incidentes ocorridos nas instituições afiliadas, Marita completou seu segundo curso, tendo participado do introdutório Fundamentals of Incident Handling , em abril desse ano.

Mariana Balboni - O que lhe atraiu para fazer cursos do CERT/CC licenciados pelo NBSO?
Marita Maestrelli - A atualidade dos temas, a qualidade dos cursos, dos instrutores, e do nível do grupo de alunos. Também pretendo completar o meu curriculum para obter a certificação CERT® Certified Computer Security Incident Handler.

MB - Você é uma pessoa com experiência na área de segurança de redes e resposta a incidentes. O que os cursos adicionaram para a sua formação?
MM - Mesmo com experiência na área pude estudar casos que nunca tinha lidado, e com muita profundidade. Tenho certeza de ter adquirido mais experiência para atender a novos casos de incidentes de segurança no nosso backbone.

MB - Você já aplicou no trabalho os conhecimentos apreendidos nos cursos?
MM - Todos os dias. Como exemplo poderia dizer que um aprendizado importante foi saber correlacionar incidentes aparentemente diferentes.

A formação de CSIRTs no país

Os CSIRTs (Computer Security Incident Response Teams) têm se mostrado uma das alternativas mais eficientes de responder rápida e efetivamente às diversas ameaças presentes hoje na Internet. Esses grupos também são essenciais no processo de disseminação do conhecimento, prevenção e educação sobre assuntos relacionados à segurança de redes e computadores.

Para aumentar a capacidade nacional de resposta a incidentes, o NBSO vem fomentando a criação de novos grupos no Brasil. Entre as atividades desenvolvidas destacam-se reuniões individuais com instituições que estão criando seus grupos e a oferta de cursos para criação e gerenciamento de CSIRTs, e para treinamento de pessoal técnico que atuará nessa área.

Nos últimos anos diversos setores investiram na criação de CSIRTs, destacando-se grandes operadoras de backbone, instituições financeiras, diversas universidades, instituições de pesquisa e redes acadêmicas. Para prover um meio de interconexão direta entre CSIRTs e Centros de Operação de Rede, o Comitê Gestor da Internet do Brasil distribuiu, no início de 2004, telefones IP para cada um desses grupos. O NBSO mantém uma página com informações de contato de diversos grupos brasileiros e um mapa com suas localizações.